Poder Executivo Municipal

12 coisas que tem em Ubatuba e você ainda não sabia

12 coisas que tem em Ubatuba e você ainda não sabia

Tem muita gente que visita Ubatuba e não sabe o quanto de cultura, história e informação o município guarda. Por isso, estamos aqui pra compartilhar alguns desses segredinhos – não tão secretos assim 🙂  mas que vão fazer você se apaixonar ainda mais pela nossa terrinha – que além de “Capital do Surfe” é “terra que só cheira amor”.

 

Ruínas da Lagoinha

Tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), as ruínas, que hoje são cobertas por densa vegetação. É um local que vale a visita e, ainda, rende lindas fotos – principalmente para os blogueirinhos de plantão.

ruinas2

Aquário natural

Você acha que só no Caribe ou nas praias do Nordeste que é possível tirar fotos num aquário natural com águas límpidas e peixinhos simpáticos? Aqui em Ubatuba também tem 😉

Além da Praia da Fortaleza, local em que no canto direito surge um aquário natural na maré baixa, algumas praias como a Praia das Conchas e Praias da Ilha Anchieta também são de tirar o fôlego!

WhatsApp Image 2019-06-12 at 15.27.49

Altar em formato de canoa

Dá pra acreditar? Real, quem teve essa ideia está de parabéns. Essa é mais uma homenagem da cidade à cultura caiçara e você pode conferir visitando a Igreja Matriz, que fica bem no centro da cidade.

 

MissaDivino16-3

 

Canoa caiçara

Classificada como elemento tradicional e emblemático da cultura caiçara, seu significado vai muito mais além, representando um modo de vida e toda uma história que atravessa gerações. Sem contar que a comunidade local faz questão de preservar essa tradição e muito mais: ainda é protagonista de eventos esportivos, como o circuito de corridas de canoa caiçara, que acontece em diversas etapas e praias ao longo do ano♥

 

caicara-canoa

A maior cachoeira do Estado

Além de ser a maior de Ubatuba, a Cachoeira da Água Branca é a maior do Estado a 7ª maior do Brasil, com cerca de 180 metros de altura. O atrativo está inserido em área de Parque Estadual da Serra do Mar e, por isso, é preservado e não é possível o acesso ao local sem autorização do Parque,  acompanhamento de monitor local ou Guia devidamente credenciado.

Se “com certeza, você já se banhou na queda de uma cachoeira sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira”, essa não pode faltar no seu repertório – que o diga a banda Planta e Raiz! haha

Cachoeira Água Branca_of

Cultura caiçara de norte a sul

A palavra caa-içara é de origem tupi-guarani. Separadas, as duas palavras sugerem uma definição: caa significa galhos, paus, “mato”, enquanto que içara significa armadilha. Porém, o termo também refere-se ao povo das comunidades tradicionais à beira mar –  um povo que aprendeu a usar os recursos naturais a seu favor, com atividades básicas de sobrevivência como agricultura e a pesca, inclusive, desenvolvendo instrumentos para viabilizá-las, como a rede artesanal.

Vila.Caicara1

 

Azul marinho

Receita típica de Ubatuba, utiliza ingredientes como peixe, farinha de mandioca, bananas e condimentos como coentro. O nome vem da cor que o prato exibe depois de pronto, ocasionado pela por uma reação química que acontece durante o cozimento. E faz sucesso, viu?!

azul marinho

 

Mais de 100 praias

Em seu litoral extenso, com mais de 100 km de costa e que totalizam mais de cem praias, seria possível gastar mais de três meses visitando uma por dia. Ficou surpreso? Pois é, há quem more na cidade e ainda não conheça todas …   Cada praia possui sua característica – e podemos garantir que tem para todos os gostos.

WhatsApp Image 2019-06-12 at 15.27.03

 

Aldeia indígena e quilombos

Cultura tradicional não é só a caiçara. Aqui você pode aprender um pouco mais sobre cultura e se aproximar ainda mais de sua ancestralidade visitando as três aldeias indígenas ou os quatro quilombos que ficam dentro do território do município. Um verdadeiro tesouro e um celeiro de sabedoria.

Projeto Alma Viva Guarani - Corais indígenas da Aldeia Boa Vista_edit

Foto de: Júnior Machado/ Quilombo da Caçandoca

Foto de: Júnior Machado/ Quilombo da Caçandoca

Gengibre e Juçara

Ubatuba possui propriedade especializada no cultivo de produtos orgânicos derivados do gengibre e frutas locais, como o Cambuci – localizada na região sul. Já na região Norte, a protagonista do cultivo é a juçara – semente de onde é extraída polpa e que também serve de matéria-prima para uma diversidade de pratos. Vale à pena conferir, pois além de saborear, rende boas histórias.

Festa da Juçara (4)

 

Abriga a segunda maior ilha do Estado

A probabilidade de você ter ouvido falar da Ilha Anchieta é muito grande, mas você sabia que ela faz parte do Parque Estadual da Ilha Anchieta e que, além de ser uma unidade de conservação, guarda grandes histórias? Pois é, e ainda tem mais:  além de ter sido sede da maior rebelião de presos da história mundial, abrigou fugitivos da revolução russa (búlgaros, gagauzos e bessarabianos) nos anos 20 e presos políticos da “Shindo Renmei”, nos anos 40. É um lugar de belas praias,  com área de 826 hectares (8,26 km²) e um dos principais pontos de mergulho do litoral.

Ilha Anchieta

Quase 90% de mata atlântica, localizada em meio a dois Parque Estaduais e é patrimônio mundial preservado pela Unesco

Ubatuba está inserida em uma área foi reconhecida pela UNESCO considerada uma reserva da biosfera em área florestada do planeta, que compreende 17 estados. Ubatuba detêm 89% de Mata Atlântica preservada em seu território de 723.883 m². SE você é apaixonado por verde ou curte Ecoturismo aqui é um prato cheio para se deliciar. Porém, vamos ajudar o meio ambiente e, por isso, solicitamos que nos ajude a preservar tanta beleza. Afinal, você vai querer voltar mais vezes!

 

Pq-est.serra

 

 

 

Mais informações

Fundação Florestal Ubatuba

Telefone

3832-4725 ou 3832-1397

 

Funcionario
/* * VLibras */