8ª edição do Festival da Cultura Japonesa celebra 120 anos da amizade Brasil e Japão

Organizado pela Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba (Anibra), com apoio da Prefeitura de Ubatuba e patrocínio da Associação Comercial de Ubatuba e Sakura, a 8ª edição do Festival da Cultura Japonesa acontece durante o feriado de Corpus Christi (4 a 7/6) na Praça de Eventos, região central da cidade.

Em 2015, acontece a celebração dos 120 anos de amizade entre Japão e Brasil e a programação do evento inclui música, gastronomia, dança e muita cultura nipônica.

Uma das atrações de destaque são os taikos (tambores japoneses). O tambor é um instrumento muito antigo, utilizado em todas as partes do mundo e originalmente eram usados como meio de transmissão de informações.

No Japão, os tambores foram chamados de taiko e durante as guerras eles foram utilizados para elevar a motivação e a moral dos guerreiros nos campos de batalha. Atualmente, os taikos constituem parte essencial da cultura japonesa.

Nobuhiro Hirata

Nobuhiro Hirata é um cantor nipo-brasileiro, nascido em Presidente Prudente, professor de matemática e da língua japonesa. Ele irá se apresentar no festival.

Nobuhiro já foi campeão em todas as modalidades de concursos de karaokê dentro da comunidade nikkei no Brasil, desde quando começou a cantar, aos 6 anos, por insistência do pai, Katsuhiro Hirata.

Em 2007, sagrou-se campeão de um torneio internacional no Japão (Ongakusai), , enfrentando 387 candidatos de todas as partes do mundo, inclusive do próprio Japão, quando recebeu o troféu das mãos do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

O evento também traz a culinária japonesa e seus deliciosos pratos.

Confira abaixo a programação completa

Quinta-feira
19:30 – Abertura
20:00 – Grupo Retreta