Poder Executivo Municipal

Fé e devoção marcam 93ª Festa de São Pedro Pescador

Fé e devoção marcam 93ª Festa de São Pedro Pescador

Dia 29 de junho de 1923, com ajuda de pescadores ubatubenses, o padre caiçara Francisco dos Passos improvisa um altar com canoas, celebra uma missa e dá início à tradição da Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba, que começa nesta sexta-feira (24/6) na Praça de Eventos.

Desde então, a fé e a devoção ao santo padroeiro dos pescadores são as principais marcas do evento, considerado o maior da cidade, com 93 anos de história.

Em 2016, a programação religiosa começa com a Procissão do Mastro de São Pedro (24/6): parte da Igreja Matriz às 18:30 horas e dirige-se até a região da festa. A caminhada deste ano conta com a presença da Retreta Maestro Pedrinho.

Ao mesmo tempo, as canoas que levam a imagem de São Pedro para a capela da Vila Caiçara saem da prainha do Matarazzo com destino à Praça de Eventos, onde acontece a benção do mastro e a abertura oficial do evento.

No dia de São Pedro, 29 de junho, a imagem do santo é conduzida em procissão da Igreja Matriz até a Barra dos Pescadores, onde o santo é colocado no barco que lidera o cortejo para a procissão marítima com a Bênção dos Anzóis.

A procissão está prevista para às 13:30 horas, mas o horário pode sofrer alterações em função da variação de maré, das condições do tempo e do clima.

Após a Procissão Marítima, a imagem de São Pedro é conduzida da Barra dos Pescadores até o palco da festa, onde acontece a Missa Campal (15h). Um show da banda católica Conversão encerra as comemorações religiosas às 18h.

Procissão Marítima

A Procissão Marítima teve início somente em 29 de junho de 1954, com poucos barcos, mas uma quantidade enorme de canoas. Como era novidade, o povo se aglomerou na entrada da barra do Rio Grande, agitando lenços brancos, enquanto o foguetório anunciava a saída do andor.

Aos poucos, a procissão no mar foi se firmando, com barcos enfeitados com folhas de bambu e “coco pindóva” e muitas bandeiras de papel colorido.

Procissao2

Funcionario
/* * VLibras */