Secretaria de Educação realiza capacitação sobre recuperação de aprendizagens

Coordenadores, supervisores e professores da rede municipal de Educação de Ubatuba participaram na manhã desta quarta-feira, 11, da abertura oficial da “Semana reflexiva sobre a recuperação das aprendizagens”, realizada no Teatro Municipal de Ubatuba.

O objetivo da semana é capacitar professores que atuam junto aos alunos do Horário de Recuperação Paralela (HRP), que são aqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem e necessitam de um trabalho direcionado e paralelo às aulas regulares.

O primeiro passo nesse processo foi a realização de um diagnóstico dos 4.280 alunos do 2º ao 5º ano na rede municipal de ensino, um instrumento padronizado e que é uma ferramenta adicional àquelas já adotadas em cada escola, explicou Maria de Fátima Souza Barros, secretária de Educação.

A dinâmica de abertura contou com performances teatrais que abordaram os desafios do professor na alfabetização de alunos com dificuldades, além de apresentação de grupo de dança. A programação continuou às 14 horas, com a palestra “Como se dá a aprendizagem – considerações teóricas”, com a psicopedagoga Flavia Varallo.

A semana continua até sexta-feira, no auditório da secretaria de Educação. Confira o tema das demais palestras:

Quinta-feira, 12 de abril

08h30 – Transtornos sensoriais e funções cognitivas, com a psicopedagoga Flavia Varallo

14h00 – Neuroaprendizagem, com a psicopedagoga Malu Teixeira

Sexta-feira, 13 de abril

08h30 – Função auditiva na perspectiva da aquisição da consciência fonológica, com a fonoaudióloga Graziela Alves

14h00 – Aspectos legais da recuperação continuada / Organização didática e metodológica, com as psicopedagogas Cacilda Costa e Malu Teixeira