
Representantes da Prefeitura de Ubatuba participaram de mais uma aula do curso desenvolvimento estratégico do Turismo 2017, promovido pela Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo – Aprecesp em parceria com o Senac, na última quinta-feira, 6.
Os participantes – secretário de Turismo, Luiz Bischof, e funcionárias das pastas de Turismo e Comunicação, respectivamente Natália Barbosa e Ana Camila Campos – estiveram em Guaratinguetá junto com outros municípios da região para aprender como estabelecer a governança local pensando no desenvolvimento estratégico do turismo – o que já implica um planejamento sustentável.
“Para ter um turismo assertivo é preciso que o pessoal participe. É preciso planejar com base em elementos mas, para isso, envolver as pessoas e que, mesmo com a diversidade e diferença entre elas, possam se sentir parte de um processo. Isso vai permitir a formação de uma rede, que agrega vários protagonistas com diferentes opiniões, porém, com objetivos em comum”, Explicou a palestrante Ana Lívia Reis.
Outro ponto destacado foi a importância das partes interessadas no turismo, os chamados “stakeholders”.
Os conteúdos foram disseminados de forma dinâmica, utilizando técnicas como elaboração de rede, mapa mental e até um quizz entre os participantes. “O objetivo é proporcionar um embasamento teórico e de conteúdo para criar valor de forma criativa e profissional”, completou Ana Lívia.
A próxima e última aula acontece no dia 3 de agosto. A previsão é que a entrega dos certificados seja feita em setembro, na Assembleia Legislativa, em São Paulo.