Penúltima aula de curso da Aprecesp aborda aspectos da Governança

Representantes da Prefeitura de Ubatuba participaram de mais uma aula do curso desenvolvimento estratégico do Turismo 2017, promovido pela Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo – Aprecesp em parceria com o Senac, na última quinta-feira, 6.

Os participantes – secretário de Turismo, Luiz Bischof, e funcionárias das pastas de Turismo e Comunicação, respectivamente Natália Barbosa e Ana Camila Campos – estiveram em Guaratinguetá junto com outros municípios da região para aprender como estabelecer a governança local pensando no desenvolvimento estratégico do turismo – o que já implica um planejamento sustentável.

“Para ter um turismo assertivo é preciso que o pessoal participe. É preciso planejar com base em elementos mas, para isso, envolver as pessoas e que, mesmo com a diversidade e diferença entre elas, possam se sentir parte de um processo. Isso vai permitir a formação de uma rede, que agrega vários protagonistas com diferentes opiniões, porém, com objetivos em comum”, Explicou a palestrante Ana Lívia Reis.

Outro ponto destacado foi a importância das partes interessadas no turismo, os chamados “stakeholders”.

Os conteúdos foram disseminados de forma dinâmica, utilizando técnicas como elaboração de rede, mapa mental e até um quizz entre os participantes. “O objetivo é proporcionar um embasamento teórico e de conteúdo para criar valor de forma criativa e profissional”, completou Ana Lívia.

A próxima e última aula acontece no dia 3 de agosto. A previsão é que a entrega dos certificados seja feita em setembro, na Assembleia Legislativa, em São Paulo.