Praça de Eventos recebe Festival de Cultura Japonesa em ano de comemorações

Com apoio da Fundação de Arte e Cultura da Prefeitura de Ubatuba, o 8º Festival de Cultura Japonesa acontece entre os dias 4 e 7 de junho na Praça de Eventos, região central de Ubatuba.

A festa teve a sua primeira edição em 2008 como parte da comemoração dos 100 anos da imigração japonesa e permanece até hoje reunindo a comunidade ubatubense no sentido de manter viva as raízes e tradições da colônia nipônica da cidade.

A programação do festival em 2015 inclui apresentações tradicionais e uma praça de alimentação com pratos da culinária típica.

Para Nelson Assai, presidente da ANIBRA – Ubatuba (Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba), a festa não para de crescer e a cada ano reafirma sua tradição.

O presidente comentou sobre as expectativas de público. “Esperamos cerca de 10 mil pessoas na Praça de Eventos, número maior do que o do ano passado”, informa Assai.

Descendente de japoneses, o prefeito Mauricio falou sobre a importância desta oitava edição do festival e deu ênfase no envolvimento direto da colônia na sua organização.

Ele destacou as comemorações de 70 anos do fim da Segunda Guerra, dos 120 anos das relações comerciais entre Brasil e Japão e também reafirmou o fato da festa se firmar cada vez mais no calendário turístico da cidade.

“Fico muito feliz em ver o envolvimento popular na organização da festa. Vamos valorizar cada vez mais esse tipo de evento cultural, extremamente atrativo para os moradores e turistas. Isso faz parte dos nossos esforços no sentido de movimentar a cidade nos meses de baixa temporada”, disse o prefeito.