Prefeitura e CNTUR firmam acordo para construção do primeiro Hotel Escola do país

A Prefeitura de Ubatuba entregou no último mês de abril para Nelson de Abreu Pinto, presidente da Confederação Nacional do Turismo, um ofício que reitera o interesse de Ubatuba em sediar o primeiro Hotel Escola do Brasil, feito pela Confederação.

Reuniram-se em São Paulo, na sede do CNTUR, no Largo do Arouche, o Presidente do sindicato dos Hotéis e Restaurantes do Litoral Norte, Claudino Velloso Borges Neto, seu diretor tesoureiro, Luiz Bischof, e João Corbisier, secretário municipal de Turismo de Ubatuba.

Na ocasião, Nelson destacou a importância do empreendimento para toda a região e o simbolismo que envolve a construção do primeiro hotel escola da CNTUR. “É uma alegria incrível ver este sonho se tornando realidade”, ressaltou.

Já Claudino destacou que para o sindicato o Hotel Escola é muito mais que um empreendimento, é uma vitória. “Foram muitos anos para a construção da federação dos sindicatos, que se transformou nessa confederação. E agora vemos Ubatuba sendo protagonista deste importante passo do ramo hoteleiro”, afirmou Neto.

“Ubatuba é um dos municípios com maior número de leitos do estado de São Paulo. Um paraíso natural de muitas culturas e histórias. A implantação do Hotel Escola vem ao encontro de nosso interesse em ordenar, planejar, qualificar e desenvolver o turismo e sua mão de obra no município, exaltando Ubatuba como um receptivo com cada vez mais qualidade”, ressalta o secretário João Corbisier.

O Hotel Escola compreende dois hotéis em um, uma área para hospedes e outra similar para os alunos, que passam por todo treinamento prático e teórico no setor de aprendizagem, para depois se dirigirem ao setor principal.

A ideia inicial é a construção de 80 apartamentos, na área dos hóspedes. A geração de emprego direto e indireto que um empreendimento desse porte gera em todas suas etapas de implantação e operação é de imensa importância para o desenvolvimento sócio econômico do município.

“Melhora não só a mão de obra, mas também atrai estudantes do pais inteiro, aquecendo o comércio local, diminuindo assim, a diferença de público nas temporadas”, completa Corbisier.

A Prefeitura de Ubatuba fará um contrato de cessão de uso do terreno: uma área de aproximadamente 6 mil m², no Jardim Praia do Sol. A CNTUR custeará o empreendimento. Todos os tramites burocráticos já estão em andamento e espera-se que no meio do segundo semestre seja colocada a pedra fundamental, dando início a esta tão importante obra em nosso município.