Prefeitura e Comtur promovem cursos de aperfeiçoamento para setor do turismo

A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Comtur, promoveu recentemente cursos de aperfeiçoamento ministrados pelo Senac para os profissionais dos setores de hotelaria e alimentação.

As vagas foram destinadas à pessoas que já estão no mercado de trabalho e buscam aprimorar suas habilidades. Cerca de 130 trabalhadores foram contemplados em sete cursos diferentes.

O objetivo principal da iniciativa é garantir cada vez mais excelência no atendimento e nos serviços prestados aos visitantes de Ubatuba.

Secretário municipal de turismo, João Corbisier acredita que quanto mais os donos e gestores dos setores produtivos do turismo se envolverem na capacitação de seus funcionários, melhor será o atendimento e receptividade aos turistas.

“A excelência nos cursos oferecidos pelo SENAC trouxe a Ubatuba uma grande oportunidade na melhora dos serviços de atendimento aos visitantes, que é uma das preocupações da prefeitura. Um dos grandes benefícios esperados é a formação dos multiplicadores, que passarão a seus colegas de trabalho tudo que aprenderam, disseminando conhecimento”, afirma João.

Potiguara do Lago, diretor do Departamento de Planejamento de Produtos Turísticos e coordenador da ação, ressalta que Ubatuba possui um potencial turístico imenso. “Mas a cidade só vai alcançar a excelência no atendimento e realmente se consolidar como um receptivo turístico adequado e atrativo quando os profissionais que estão no dia a dia se qualificarem. Essa ação é exatamente uma das formas disso acontecer”, explica Potiguara.

Os custos desses cursos foram divididos entre a prefeitura e a Companhia Municipal de Turismo (Comtur), que investiu parte da arrecadação da Zona Azul na iniciativa.

“Já a Secretaria de Turismo optou por investir parte de seu orçamento nessas qualificações, por considerar de imensa importância a capacitação da mão de obra direta ao receptivo turístico. Ambas entendem que a qualificação dos setores produtivos do turismo são fundamentais para que a engrenagem funcione de forma adequada e, dessa forma, atraia cada vez mais visitantes e fidelize os turistas que já visitam nossa cidade”, finaliza Corbisier.