
A nova gestão da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba vem buscando implantar e resgatar várias ações para alavancar os trabalhos referentes ao setor que são desenvolvidos no município.
Uma dessas ações é o incentivo à participação dos membros do Conselho Municipal de Turismo (CMT). A primeira reunião do Conselho aconteceu no último dia 25 e teve a participação de 36 pessoas entre titulares, suplentes e convidados.
Segundo o secretário da pasta, Luiz Bischof, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, só repassa verbas para o município se houver um conselho atuante que aprove previamente os projetos que serão encaminhados para o órgão.
A reunião foi marcada pela apresentação do novo secretário, pela composição da mesa diretora e a indicação de dois membros do conselho que irão acompanhar a elaboração do Plano Municipal de Turismo, além da apresentação de alteração na Lei que criou o Conselho.
A mesa diretora ficou representada da seguinte forma: Luiz Bischof – Presidente do CMT/ Hugo Galo – Vice Presidente / Marcos Antonio Mendes Castro – Secretário Executivo / Potiguara do Lago – Secretário Executivo Adjunto/ Pedro Paulo Orabona – Tesoureiro Executivo / Felipe Bastos de Souza Siqueira – Tesoureiro Executivo Adjunto, ficando ainda em aberto os cargos de Diretor de Comunicação e Diretor Adjunto de Comunicação.
Comissão de Eventos
Estabelecida com base no decreto 6551/2017, a atual formação da Comissão de Eventos também se reuniu na última semana para tratar de assuntos relacionados ao turismo e a eventos comerciais temporários. Foi a primeira vez em sete anos (desde sua instituição) que a comissão se reúne.
Exposição
Como parte das inovações, após a mudança de local de atendimento do Centro de Informações Turísticas (CIT), o novo espaço apresenta uma amostra de exposição do Projeto Tamar – ação que, segundo o Bischof, assinala a abertura de um novo diálogo e parceria entre o público, privado e projetos preservacionistas da cidade.
“Já estive reunido com o gestor do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, que irá trazer para o espaço do Centro de Informações turísticas um pouco do trabalho realizado pela unidade, proporcionando aos turistas uma leitura mais ampla do que acontece em nossa cidade”, diz Bischof.
A secretaria também trouxe para o espaço do CIT, uma pequena homenagem à Lia de Barros, percussora do turismo de Ubatuba no fim dos anos 60.
De acordo com a equipe da Setur, foram mudanças que dão ao turista que visita o CIT um momento a mais de contemplação, conhecimento e os situam nos acontecimentos do município.
Observando as últimas visitas, é notável que as réplicas de tartarugas marinhas aumentou o interesse das pessoas em conhecer o Tamar e sua importância na preservação ambiental.
“Acredito nessas parcerias e espero junto aos atores do Turismo de Ubatuba, fomentar o desenvolvimento de outros projetos que venham ao encontro de uma cidade única, aproveitando o conhecimento e contribuição de todos”, finaliza o secretário.