Começa o recapeamento das ruas da região central

A força tarefa de recuperação das vias da cidade deflagrada pela Prefeitura de Ubatuba em parceria com a Companhia de Turismo (Comtur) está em andamento na região central.

As ruas que serão recuperadas nos próximos dias são: Gastão Madeira, Cunhambebe, Dom João III, Hans Staden, Cel. Domiciano, Baltazar Fortes, Pires Nobre, Jordão Homen da Costa, Batista de Oliveira, João Clemente, São Paulo, Cel. Olindo de Carvalho, Aparecida S. Velloso, Maranhão, Nazarenos, Virginia Lafreve, Jango Teixeira, Manoel da Cruz Barbosa, Raimundo Correa e Maria Alves.

Nesta sexta-feira, a rua Batista Oliveira recebeu o serviço, finalizado no período da tarde. Enquanto fiscalizava os trabalhos, Mauro Bezerra, secretário municipal de Obras, comentou sobre a qualidade do asfalto e a ajuda da Comtur.

“Essa parceria com a companhia, que agora reverte o dinheiro da Zona Azul para a infraestrutura urbana, foi fundamental. Eles entraram com a “freza” e a “acabadora” e nós com o material e com a mão de obra”, explica Bezerra.

“Outro ponto importante é a qualidade do serviço e do asfalto. Primeiros limpamos a via, depois tapamos os buracos e aí sim colocamos o asfalto. Muito diferente do que era feito antigamente. Confio na durabilidade da obra”, disse Mauro.

Ana Aguiar é frentista do posto localizado na Batista de Oliveira e moradora do Pq. dos Ministérios, que recebeu serviços de recapeamento em importantes vias em meados de 2014.

“Já tinham feito esse recapeamento lá no meu bairro e ficou muito bom. Agora estão fazendo aqui na frente do trabalho. Essas iniciativas melhoram a vida da cidade inteira”, disse Ana.

Planejamento

Um levantamento do setor de planejamento da Prefeitura indica que seriam necessários R$ 230 milhões – orçamento de um ano inteiro da cidade – para recuperar apenas as vias principais dos bairros.

Diante de tamanho desafio, a equipe da prefeitura encarou o problema de frente e já executou trabalhos em importantes ruas de norte a sul do município, com muitas comunidades contempladas.

Desde 2013, dezenas de bairros contaram com serviços de recuperação e recapeamento. Parte executada com verba do município, outra parte com repasses que a equipe da prefeitura conquistou apresentando bons projetos ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias e à Unidade de Apoio aos Municípios.

É importante lembrar que outros processos de licitação encontram-se abertos com previsão de serem finalizados nos próximos meses. As ruas e comunidades contempladas nas próximas ações ainda serão definidas.