Grupamento de bombeiros Marítimo forma profissionais para atuarem no verão

O posto dos Guarda Vidas da Praia Grande, em Ubatuba, foi o palco da entrega de certificados dos 58 formandos que concluíram o curso de Guarda Vidas Temporário (GVTs) para atuar nas praias do município durante a temporada 2021/2022. A cerimônia aconteceu na manhã de sexta-feira, 22.

A parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Corpo de bombeiros viabiliza 40 contratações e é fundamental para garantir mais segurança aos banhistas durante o verão. Este ano, os contratados vão atuar entre os meses de novembro a abril.

O efetivo atual do Grupamento de Bombeito Marítimo (GBMar) de Ubatuba conta com 36 bombeiros no setor operacional (18 por dia), que atuam nas praias Itamambuca, Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba. Já na temporada, a cobertura aumenta, acrescentando as praias Puruba, Félix, Prumirim, Vermelha do Norte, Vermelha do Centro, Sununga e Sapê.

Diante disso, a orientação do Corpo de Bombeiros é que os turistas possam ligar para Gbmar e consultem qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros – telefone (12) 3833-5373.

A cerimônia

Para a entrega dos certificados, representando todos os formandos, foram convidados os três alunos que se destacaram com as maiores notas: Rodrigo Faria, em terceiro, com 9,3; Alexsandro dos Santos em segundo, com 9,4 e João Pedro Guimarães em terceiro, com 9,6.

O orador da turma, Gustavo Leão, enalteceu o esforço de todos que concluíram a formação. “Cada formando aqui, independente das habilidades e capacidades individuais, deram o seu melhor. A definição de ser um guarda-vidas nota dez não se dá àquele que nada mais rápido ou o que chega em primeiro na corrida, se dá pela determinação e pelo ser humano que veste e sente na própria pele a farda do guarda-vidas, fazendo o bem sem olhar a quem”, disse.

O comandante interino do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Guarujá, Major Valdizar Nascimento de Souza, agradeceu o apoio e parceria do poder público municipal, que é muito importante para o GBMar, e enalteceu o trabalho realizado pelo comandante do GBMar Ubatuba, tenente Danilo Pisaneschi.

“Para nós, esse é um momento muito importante, pois estamos preparando nossa Operação verão – Praia Segura. Ver essa força jovem de trabalho motivada, satisfeita e vibrando, intencionada em bem-servir a população que aqui vem procurar seu descanso e lazer muito nos deixa satisfeitos. O nosso ofício é justamente cuidar das pessoas”, salientou Souza.

Em seguida, a prefeita Flavia Pascoal falou um pouco sobre os preparativos para a temporada, os desafios do governo nos últimos meses e as expectativas da administração com a retomada econômica no município, classificando Ubatuba como o “ouro do Litoral Norte” e apostando em um turismo mais perene.

A prefeita ainda reforçou a importância do GVT, compartilhando uma experiência pessoal. “Vocês são extremamente importantes na nossa vida. Passamos por um momento em que minha filha estava na água e estava se afogando e um guarda-vidas foi buscá-la, trazendo-a para fora da água. Pais e parentes que veem a atuação de vocês em um momento tão difícil como este, sabem da importância que vocês têm e valorizam a categoria”, enfatizou Flávia.

“O trabalho que vocês fazem é muito importante para nós, moradores, empreendedores e comerciantes, pois quando as pessoas procuram Ubatuba elas esperam uma cidade segura, uma praia segura e, para isso, nós precisamos do trabalho de vocês”, finalizou.

Ainda estiveram presentes na solenidade o comandante do GBMar do Litoral Norte, Joao Batista Rapaci; o secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Major Edilson Ramos de Oliveira; o diretor de Gestão de Defesa Civil , Ricardo Domingos Gil;  o diretor de Políticas de Segurança Pública Alexandre Napoli.; o diretor-presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Gady Gonzalez e o vereador Junior Jr.