Poder Executivo Municipal

Núcleo Ampliado de Saúde da Família oferece pilates e orientação nutricional

Núcleo Ampliado de Saúde da Família oferece pilates e orientação nutricional

A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) da região Sul de Ubatuba oferece sessões de pilates e orientação nutricional para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Os atendimentos são gratuitos e visam a prevenção e o controle de diversas doenças, bem como a promoção da saúde e bem-estar.

Podem participar das atividades qualquer pessoa maior de 18 anos e, no caso do pilates, que não apresente alteração cognitiva ou dor crônica severa que impossibilite a realização dos movimentos. Para casos específicos, é necessário procurar um posto de referência para uma avaliação.

As sessões de pilates são ministradas pela fisioterapeuta do NASF, Kelly Borges, todas as sextas-feiras, às 7h30, na orla da Praia Dura, com exceção apenas de feriados e dias de chuva. “O pilates auxilia na reabilitação e cuidados com a saúde, promovendo o alívio de dores e melhorando a flexibilidade, o fortalecimento muscular, a qualidade do sono e a consciência corporal”, explicou a fisioterapeuta. No dia das sessões é necessário apresentar cartão do SUS e levar toalha, canga ou colchonete para fazer os exercícios.

Para os cuidados com a alimentação, o grupo recebe orientação nutricional com o acompanhamento da nutricionista Luciana Pereira. “Orientamos sobre o controle da hipertensão arterial, diabetes e controle do peso corporal”, ressaltou a nutricionista, enfatizando ainda que as atividades são coletivas ou individuais, realizadas tanto nas unidades de saúde, quanto em espaços da comunidade.

As equipes do NASF destacam que a prática regular de atividade física aliada a um hábito alimentar saudável é essencial para a qualidade de vida e para a prevenção de várias doenças.

/* * VLibras */