Ubatuba divulga programação do “Maio Amarelo” no município

O mês de maio é o mês de conscientização para reduzir os sinistros de trânsito no Brasil e, por isso, a Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba apresenta uma programação com ações que fazem parte desta campanha.

A iniciativa acontece desde 2014, por meio do Observatório Nacional de Segurança Viária, e promove ações que convidam a sociedade a refletir sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito.

Este ano, a campanha Maio Amarelo tem como tema “no trânsito, escolha a vida”. O responsável pelas iniciativas de Educação no Trânsito no município, Vinícius Brito, destacou que o objetivo do movimento, que acontece de maneira internacional, é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

De acordo com as estatísticas do infosiga.sp.gov.br, de janeiro de 2019 a março de 2023,  foram registrados em Ubatuba 63 sinistros de trânsito fatais,  que ocasionaram 77 óbitos – sendo oito destes em área de circunscrição municipal. Já com relação aos sinistros não fatais, foram  2399 sendo que 1089 destes em área de circunscrição municipal.

Confira algumas ações que serão desenvolvidas pela PMU em parceria com a Polícia Militar Rodoviária:

Dia 10/05 – Travessia Segura – Pedestres e Ciclistas

Ação conjunta entre PMU e Polícia Militar Rodoviária que visa orientar os ciclistas e pedestres sobre como realizar a travessia da Rodovia de forma segura.

Dia 16/05 – Palestra – Trixnet – 16h – Sinistros de Trânsito, como agir?

Palestra a ser realizada pelo servidor Vinícius Brito, da Diretoria de Trânsito

Dia 17/05 – SP Mirim – 10h – E.M. Maria da Cruz Barreto

Ação realizada pela Polícia Militar Rodoviária em parceria com a PMU que montará uma cidade mirim de trânsito para uma dinâmica com os alunos da unidade escolar.

Dia 24/05 – Palestra – 09h – Teatro Municipal

Palestra a ser ministrada pela Polícia Militar Rodoviária com orientações e dicas de segurança aos motoristas. Toda a população, inclusive servidores, estão convidados a participar.

Dia 31/05 – Blitz Educativa – 09h – SP125 km 92 (perto do Ipiranguinha)

Ação conjunta entre PMU e Polícia Militar Rodoviária que fará orientações aos motociclistas.