Ubatuba divulga programação da 2ª Semana de Combate ao Feminicídio

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, divulga o cronograma da “2ª Semana de Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio”, que será realizada de 6 a 14 de agosto. O evento foi instituído no calendário municipal em abril de 2021 e tem por objetivo realizar passeatas, palestras, rodas de conversas, atividades escolares acerca do tema, entre outras ações para conscientizar e mobilizar a população sobre os casos de violência contra a mulher.

A 2ª Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio é promovida pela Prefeitura Municipal com apoio da sociedade civil organizada. “Com essa semana queremos promover uma mudança cultural, uma reflexão e conscientização da nossa sociedade. Afinal, a luta pelos direitos da mulher é uma luta de todos”, concluiu o secretário de Assistência Social, Anderson Paiva.

Confira a programação da semana:

6 de agosto

Às 8h30 – Passeata em homenagem às vítimas de feminicídio e anunciação do evento. Concentração na feira livre, rua Dona Maria Alves, 473, no bairro Silop, com saída às 9h em direção ao Calçadão, rua Dona Maria Alves, 374.

Opcional: Uso de camiseta branca para colocar marcas com as mãos com tinta vermelha.

7 de agosto

Abertura do evento será realizada por vídeo postado no Facebook da Prefeitura Municipal.

8 de agosto

Às 19h30 – Palestras na Câmara Municipal, rua Antônio Marques do Vale, 250, Silop:

– Com a psicóloga Amanda Alcântara, representante da Secretaria de Assistência Social, tema: Violência Psicológica;

– Com uma representante da OAB Ubatuba, da Comissão da Mulher Advogada, tema: Lei Maria da Penha e a Justiça em casa.

9 de agosto

Às 16h – Palestra no Auditório da OAB, rua dos Três Poderes, 75, bairro Estufa II, com a psicóloga clínica Adriana Pereira, tema: Sou dependente afetiva! E agora?

Às 19h – Fala na tribuna Câmara Municipal, com lideranças que atuam na linha de frente no combate à violência contra a mulher no município.

10 de agosto

Às 15h – Roda de conversa e aula de defesa pessoal com a equipe de Jiu Jitsu da Êxodo Team, no Projeto Namaskar, Rua Del Rey, 186 Sesmarias. Com participação das mulheres da comunidade do Sesmarias, equipe do Núcleo de Atendimento, Instituto Todas Por Uma e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Às 19h – Live Com Tiago Koch (pai, naturólogo e idealizador do projeto “Homem Paterno”) e Bárbara Ilário (psicóloga do Núcleo de Cuidados), tema: “Basta! Precisamos nos responsabilizar pelas nossas ações”.

11 de agosto

Às 19h30 – Palestra na Câmara Municipal, rua Antônio Marques do Vale, 250, Silop:

– Com a psicóloga do Núcleo de Cuidados, Bárbara Ilário, tema: “Violências em Ubatuba: reflexões e ações”;

– Com a técnica de enfermagem e membro do Instituto Todas por Uma, Ecizia de Jesus, tema: “Eu Sobrevivi”.

12 de agosto

Das 7h às 12h – Projeto Diva Surfschool em parceria com o Projeto Águas de Gaia, praia do Perequê-Açu, em frente à escolinha de surfe. Serão oferecidas aulas de surfe e acolhimento para profissionais que atuam na linha de frente no combate à violência, incluindo café da manhã e almoço.

Às 16h –  Sarau na praça da Igreja Matriz da Santa Cruz da Exaltação, rua Condessa de Vimieiro, 82, Centro.

13 de agosto

Às 15h –  Roda de conversa com mulheres em frente à Pistinha de Skate, com o tema: “Vivências, Orla da Praia”.

14 de agosto

Vídeo de encerramento transmitido pelo Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com a participação da bailarina Lara Pereira – educadora física, bailarina e professora do Studio de Dança Soul de Ubatuba, e com a música “Para todas as mulheres” de Mariana Nolasco.