Prefeitura reforça abordagens às pessoas em situação de rua

Em uma ação conjunta, as Secretarias de Assistência Social e Segurança Pública de Ubatuba estão reforçando as abordagens às pessoas em situação de rua no município. A iniciativa teve início na noite desta segunda-feira (17) e seguirá intensificada ao longo da semana com serviços de acolhimento, escuta, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de risco pessoal e social.

Em poucas horas de atuação, dezenas de pessoas foram abordadas e receberam orientações sobre os serviços sociais oferecidos na cidade. Ao menos 15 pessoas foram encaminhadas para a Casa de Passagem, onde é possível ter todas as refeições, tomar banho e pernoitar.

O objetivo da abordagem é identificar a população em situação de rua, cadastrá-la e dar os devidos encaminhamentos. O secretário Municipal de Assistência Social, Luiz Augusto, explica que o acompanhamento da população em situação de rua acontece frequentemente pela pasta. “Temos feito ações periódicas e atuações de reforço como a desta semana. Além do acolhimento social, buscamos inibir o aumento do número de pessoas dormindo nas ruas e combater também os acampamentos em espaços públicos”, explicou o secretário, ressaltando ainda que um dos serviços oferecidos às pessoas em situação de rua é o transporte gratuito para a cidade de origem.