Poder Executivo Municipal

Nova Avaliação de Densidade Larvária fica em 2.7% em Ubatuba

Nova Avaliação de Densidade Larvária fica em 2.7% em Ubatuba

O setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Ubatuba finalizou uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município, que apontou taxa de 2.7% de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. O trabalho de coleta de amostras aconteceu durante o mês de abril e abrangeu 1.258 imóveis em diferentes bairros da cidade.

Os dados coletados deixam o município em estado de alerta. Para entender melhor, o Ministério da Saúde possui três classificações: até 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco para epidemia de doenças arboviroses.

A ADL de abril está mais alta que a taxa registrada no mês de janeiro deste ano, quando a cidade ficou com índice de 2.0%. O objetivo da avaliação é identificar áreas com maior incidência de larvas do mosquito e atuar na prevenção de novos casos de arboviroses.

A Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado os trabalhos preventivos na cidade, com a realização de mutirões e orientação aos moradores, trabalhos de nebulização, campanhas nas escolas, colocação de faixas nas ruas, distribuição de panfletos e anúncios de rádio para conscientizar moradores e turistas sobre os cuidados necessários para a eliminação de criadouros do mosquito.

/* * VLibras */