Aniversário da cidade reúne milhares de famílias na Praça de Eventos

A Prefeitura de Ubatuba promoveu um dia 28 de outubro especial na Praça de Eventos para celebrar o aniversário da cidade, que completou 378 anos na última quarta-feira. O evento foi um sucesso, contou com a presença de milhares de pessoas e de famílias inteiras, os ônibus rodaram com catracas liberadas o dia todo e não houve cobrança de tarifa em nenhuma das atrações ou atividades.

Na solenidade de abertura, a Sra. Santa Rosa da Silva, índia Guarani e esposa do Cacique Altino, e o Sr. Josino Francisco de Souza, referência para os esportistas da região, foram homenageados pelo prefeito Mauricio, que discursou para a população.

Logo após, a banda Lira Padre Anchieta executou o hino nacional brasileiro, seguido de uma apresentação da Guarda-Mirim. Enquanto isso, começava um amplo mutirão de exames, a criançada se divertia gratuitamente no Parquinho e se deliciava com muita pipoca e algodão doce.

Na fila da pipoca e cercada dos filhos, Sônia Araújo, moradora da Estufa II, celebrou a iniciativa. “Ah, é muito bom trazer essa galerinha para se divertir. E o melhor, sem gastar nada”, disse Araújo.

Às 9 horas, um Aulão da Melhor Idade promoveu a saúde com atividades, alongamentos, muita música e diversão. E às 10 horas começou mais uma edição da Corrida Maria Comprida de Canoas, valorizando as tradições do povo caiçara.

“Eu jogo dominó, faço alongamento e participo do jogos. Melhora bastante minha qualidade de vida. Eu e minhas amigas achamos o máximo”, comentou Glória Bueno, moradora do Perequê-Açu.

“Estamos muito felizes em participar da corrida de canoas e ajudar a manter vivas nossas tradições. Para nossa família, ela representa muita coisa”, afirmou Paulinho, da família Paru da Enseada, uma das mais tradicionais da cidade.

Às 11 horas, uma apresentação do Coral dos Estudantes dos alunos da rede municipal emocionou o público no palco central, mesmo sob chuva fina. Na hora do almoço, por volta de 12 horas, os estudantes do contra-turno, integrantes dos projetos do Mais Educação (Projeto Gibi e Aprendiz de Samurai), exibiram tudo que aprenderam para a população.

Moradora do Ipiranguinha, Marcela Muniz esperava orgulhosa seu filho Lucas, aluno do Mario Covas e um dos milhares de jovens ubatubenses contemplados pelo Aprendiz de Samurai. “Essa iniciativa é importante em muitos sentidos. Ela tira o jovem da rua e mantém ele na escola. De quebra, ensina a garotada a gostar deste tipo de atividade. O Lucas adora”, contou Muniz.

O período vespertino foi marcado por diferentes atrações esportivas e culturais. Teve a tradicional Puxada de Rede, feita por alunos da rede municipal, basquete de rua na Praça Capricórnio, roda de capoeira e apresentação do grupo Ô de Casa, proveniente do Quilombo da Fazenda.

As Oficinas Culturais da FundArt foram outro destaque da programação, seguidas da Aula de Zumba no palco principal e de uma lindíssima marcha de Maracatu. Outra exibição marcante foi a do grupo Fandango Caiçara.

Durante a noite, dois grandes shows colocaram a galera para dançar. Primeiro a excelente banda local Psycos Jam mandou ver. Thiago Brava fechou a festa para milhares de fãs.

Para o prefeito Mauricio, o evento refletiu a política de sua administração, que busca avançar nas diferentes áreas da gestão pública, trabalha para valorizar as tradições do povo caiçara e prioriza a parcela da população que mais precisa de atenção.

“Apresentamos ao povo nossas conquistas e avanços dois últimos dois anos e meio nas mais diferentes áreas e demos espaço para toda a riqueza da cultura caiçara ser expressa. Nosso objetivo com o Passe Livre e com os shows é fazer com que as pessoas se apoderem da cidade, que é delas. São elas que fazem Ubatuba existir, funcionar e ser o paraíso que é. Sabemos que grande parte da nossa gente não teria essa oportunidade se não fosse tudo gratuito e temos a sensibilidade de compreender o quanto isso é importante para eles. Outro objetivo é fazer com que os ubatubenses comemorem dois aniversários no ano, o deles e o da cidade. Fico muito feliz com o sucesso da festa e mais feliz ainda em ver o sorriso no rosto de cada um dos cidadãos ontem”, comemorou o prefeito.