Prefeito Sato recebe representantes do Corpo de Bombeiros e GbMar

O prefeito Délcio Sato (PSD) recebeu representantes do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GbMar) em seu gabinete na tarde de quarta-feira, 30. Dentre os assuntos tratados durante o encontro, está a atuação das forças na próxima temporada de verão.

Estiveram presentes o comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão Newton Krüger Tallens Júnior; o comandante do posto de Bombeiros de Caraguatatuba,

primeiro-tenente Diego Martins Franco; a comandante da base de Ubatuba,  subtenente Ana Fábia da Silva; o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GbMar) no Litoral Norte, João Batista Rapaci; o comandante do GBMar de Ubatuba, Tenente Danilo Pisaneschi  e a secretária de Fazenda, Solange Toledo.

As principais questões levantadas durante a discussão dos preparativos para a temporada são referentes ao efetivo e a algumas aquisições, principalmente de veículos.

O capitão Kruger explicou que a corporação possui um fundo, cujo objetivo atual é que seja investido na reforma das bases do salvamar e na aquisição de um veículo auto tanque, que comporta um volume de água maior que o auto bomba – categoria que, atualmente, Ubatuba dispõe. Para ele, “a reunião foi extremamente positiva”.

O prefeito Sato considera muito importante essa atuação alinhada em parceria com o Estado, por meio dos Bombeiros da Base de Incêndio e GbMar, e destacou que a união contribui com a segurança na cidade. “Já estamos pensando na temporada e em estruturar melhor a Base do Corpo de Bombeiros. Estamos caminhando bem, com o objetivo de trazer mais segurança não só para os moradores, mas também, para os turistas”, pontuou.

A contratação de salva vidas temporário- civis que trabalham como bombeiros de salvamento marítimo durante a temporada também foi tema dos preparativos para o verão 2018. “Aproveitamos para alinhar a estimativa da Prefeitura realizar o edital que prevê a contratação desse efetivo, cuja primeira remessa está prevista para novembro. Serão 30 pessoas, divididas em três grupos de dez com chamamento para os meses de novembro, dezembro e janeiro – cada uma delas com duração de 90 dias” explicou Rapaci.

Ele ainda informou que esse sistema é o que tem dado certo, pois a eficácia é de 100% com relação às estatísticas de salvamentos em ocorrências. “Nos últimos dois anos, o retorno vem sendo super positivo, pois consegue segurar os números de óbito”, acrescentou.

Rapaci ainda comentou que, por intermédio do prefeito perante ao estado, o GbMar de Ubatuba será contemplado com uma moto náutica e dois botes com motor de popa, que devem chegar em breve, para serem utilizados em prevenção e salvamento nas praias.

Projeto

Durante a reunião, também foi estudada a possibilidade de implantar o projeto “Bombeiro Educador”   – programa que necessita de patrocinador para financiar os trabalhos, pois trata-se da atuação dos profissionais da corporação, em seu momento de folga, que prestam serviços nas escolas no município, como uma espécie de atividade delegada de ensino.

O objetivo é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de cidadania e civismo, valorização e preservação do meio ambiente, além de estabelecer um compromisso com as ações básicas de saúde, socorro e inserção dos jovens no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador.