Poder Executivo Municipal

Mês de aniversário de Ubatuba tem programação diversificada presencial e online

Mês de aniversário de Ubatuba tem programação diversificada presencial e online

Inaugurações, atividades esportivas, oficinas de palhaçaria e circo, intervenções artísticas de cultura caiçara, dança, música e teatro, além da tradicional cerimônia de hasteamento da bandeira, integram a programação do mês de aniversário de 384 anos de Ubatuba, celebrado no dia 28 de outubro.

Devido à pandemia de Covid-19, a maior parte das atividades será realizada de maneira descentralizada nos bairros e escolas do município para evitar grandes aglomerações ou com transmissão online, especialmente na semana de aniversário.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) abre a programação do mês no domingo, 03, com uma manhã de zumba e outras atividades recreativas voltadas para a população de todas as idades, a ser realizada na rua da Cascata, em frente à escola municipal Mário Covas, no bairro do Ipiranguinha, das 9 ao meio-dia. A ação se repetirá no dia 24, na Escola Nativa Fernandes de Faria, localizada na rua José Pedro, 80, no Sertão da Quina, também das 9 ao meio-dia.

Já a Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac) realizará durante todo o dia 19 uma intervenção artística com desenho e pintura da fachada externa de seu edifício, a ser realizada pelo artista Tiano Mendes. A Fundac fica na av. Prof. Thomaz Galhardo, 865 – Centro.

Um passeio ciclístico do Projeto “Educação Viária é Vital”, em parceria com a Associação de Ciclismo de Ubatuba, é uma das atividades da Secretaria de Educação no mês de aniversário. O evento é aberto ao público em geral e aos alunos da Escola Municipal Maria Josefina, localizada na Av. Vasco da Gama, 430, na Estufa II. A largada do passeio está prevista para as 9 horas, saindo da escola.

A programação se intensifica na semana do aniversário, de 24 a 29 de outubro, com programação especial organizada pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) voltada para as comunidades tradicionais caiçara, indígena e quilombola. Ela inclui corrida de canoas, apresentação do grupo Fandango Caiçara, oficinas de palhaço, circo e sessões de cinema com pipoca. Nesse período, também serão realizadas inaugurações e entregas de obras diversas.

No feriado do aniversário, 28 de outubro, o ponto central das comemorações será a avenida Iperoig, que se converterá em um parque a céu aberto com atividades de lazer, esportivas, culturais e sociais promovidas pelas diferentes secretarias municipais. Nesse local acontecerá também a celebração de hasteamento da bandeira e a inauguração da Casa Caiçara.

Outro ponto central das comemorações de aniversário é o Teatro Municipal de Ubatuba, de onde serão transmitidos ao vivo os lançamentos da Companhia de Dança de Ubatuba e da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba, bem como apresentação musical em homenagem a Ubatuba, com Miguel Graça e Banda Lira Padre Anchieta.

A programação detalhada do aniversário será divulgada ao longo das próximas semanas. Acompanhe os canais de comunicação da Fundart e da Prefeitura de Ubatuba para mais novidades.

/* * VLibras */