Poder Executivo Municipal

Diretoria de Trânsito realiza manutenção em ciclovias da região central

Diretoria de Trânsito realiza manutenção em ciclovias da região central

A Prefeitura de Ubatuba terminou nesta sexta-feira, 1, a manutenção das ciclovias e ciclofaixas da região central. Os servidores fizeram a pintura de solo, manutenção das placas de sinalização da ciclovia e a revitalização das faixas de pedestres. Além disso, concluíram a pintura do solo da via no sentido da ciclofaixa.

Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba, por meio da diretoria de Trânsito, na avenida Prof. Thomaz Galhardo e rua Liberdade. A pasta informou que o município conta com aproximadamente 20 km de ciclovias e ciclofaixas.

O diretor de trânsito Rodney Stuart declarou que estão previstos também trabalhos de revitalização de outras ciclofaixas no município, como da avenida Rio Grande do Sul, rua Conceição e avenida Pacaembu. “A intenção é conclui-las ainda em 2021, porém dependemos da ajuda do clima e das demandas prioritárias que acabam surgindo nesse período, podendo atrasar nosso cronograma”.

As ciclovias e ciclofaixas do município são utilizadas diariamente por cerca de 35.700 ciclistas, em média, de acordo com dados obtidos nas Contagens Classificadas de Veículos elaboradas pelo plano Diretor de Mobilidade Urbana de Ubatuba de 2016.

Entre 2016 e 2020, foram registrados 109 acidentes não fatais envolvendo ciclistas, dos quais 48 só no ano de 2020. E muitos desses acidentes ocorrem na BR-101, a Rodovia Rio Santos. Nesse período foram registradas 12 mortes de ciclistas no município: 2 em 2016, 1 em 2017, 6 em 2018, 1 em 2019 e outros 2 no ano passado.

Semana do Trânsito

A Diretoria de Trânsito fez uma blitz educativa, em parceria com o Corpo de Bombeiros, no último dia 22, na avenida Prof. Thomaz Galhardo visando a conscientização no trânsito. O evento fez parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito.

/* * VLibras */