Fundação Florestal lança novo edital para aquisição de sementes de Juçara

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SMPA) informa aos agricultores familiares, quilombolas, indígenas e demais comunidades tradicionais do município, bem como, suas associações, que estejam interessados na venda de sementes despolpadas de palmeira juçara à Fundação Florestal, o lançamento de um novo edital em atendimento ao Programa de Conservação da Palmeira Juçara nas Unidades de Conservação – UCs.

Os interessados devem ficar atentos aos períodos de credenciamento que, agora, poderão ser feitos em três períodos:

20/03 a 18/04

01/06 a 03/07

01/09 a 09/10

As sementes deverão ser entregues no período de 02/05 a 07/12.

Confira o edital na íntegra clicando aqui.

Encontro

Os agricultores familiares da Comunidade Tradicional do Sertão do Ubatumirim, que foram habilitados no último edital, se reuniram com o gestor do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM, Carlos Paiva, no Centro de Visitantes do PESM, na Praia da Fazenda nesta semana. O encontro, intermediado pela SMPA, visou oferecer orientações para o atendimento dos critérios durante o processo de coleta até a venda para assegurar uma maior qualidade da semente.

Os agricultores presentes aproveitaram a oportunidade para discutir questões referentes às Resoluções SMA no 189/18 e SIMA no 098/22, que estabelecem critérios e procedimentos para exploração sustentável de espécies nativas do Brasil e a concessão de autorização para a implantação de roças tradicionais praticadas por povos e comunidades tradicionais no Estado de São Paulo.

“Além do esclarecimento dos procedimentos para a venda das sementes, foi criado um canal de diálogo entre a comunidade tradicional do Sertão do Ubatumirim e a Gestão do PESM – Núcleo Picinguaba, o que é de grande importância para continuidade da atividade agrícola tradicional e de base agroecológica dentro do Parque”, explicou a chefe da Seção de Fomento ao Abastecimento da Secretaria, Márcia Regina Rangel Araújo.

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura está situada à Rua Madame Janina, nº 28, no Perequê Açu, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e se mantém a disposição para auxiliar os interessados em participar deste novo edital de venda de sementes de juçara. Mais informações pelo telefone 3834-5001.