Recuperação de talude na BR 101 em Ubatuba entra em fase final

A Prefeitura de Ubatuba informa que as obras de recuperação definitiva do talude que cedeu no km 1,2 da pista sentido São Paulo da BR-101 (Rio-Santos), em Ubatuba, deve ser concluídas até o final de março.  O trecho, que fica pouco antes do Camburi (sentido SP), foi um dos pontos atingidos pelas fortes chuvas de abril de 2022.

A obra é realizada pela CCR RioSp, concessionária que administra a rodovia desde a Praia Grande, em Ubatuba, até a capital fluminense. Atualmente, a CCr trabalha na conclusão do

revestimento vegetal, que é feito para proteger a área da infiltração e a condução exagerada de água, proporcionando maior estabilidade para o solo e minimizando riscos de deslizamentos.

Relembre o caso

A primeira ação realizada foi a desobstrução total da via, com a retirada da terra e vegetação que ocupou a pista após o deslizamento do talude, o que ocasionou a interdição total a rodovia nesse trecho. Na sequência, foi refeito todo o sistema de drenagem, tanto profunda como superficial.

Outro procedimento feito no local foi o retaludamento – processo de terraplanagem através do qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes originalmente existentes em um determinado local para oferecer estabilidade.

Para a fase final, está previsto o revestimento vegetal da área danifica pela chuva.

No total, 15 empregos indiretos. Foram gerados para realização dos serviços.