Poder Executivo Municipal

Defesa Civil de Ubatuba sedia oficina sobre chuvas de verão

Defesa Civil de Ubatuba sedia oficina sobre chuvas de verão

Ubatuba foi a cidade escolhida para sediar o curso “Operação Chuvas de Verão” no dia 19 de novembro. Todos os anos, o Governo Paulista promove atividades preventivas e de monitoramento em relação aos riscos que envolvam o período chuvoso, principalmente durante a estação.

Coordenadores e gestores da Defesa Civil dos 39 municípios da RM Vale, que compreende Vale do Paraíba e Litoral Norte, devem participar da oficina que vai preparar os agentes sobre procedimentos para atuação em condições de chuvas fortes que ocorrem com frequência no verão.

A oficina vai acontecer em dois momentos. O primeiro deles, que é a parte teórica, vai das 9h às 12h no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Já a sequência, é a parte prática em campo a partir das 14 horas

“A cidade tem características apropriadas para isso. Levaremos os participantes às áreas de risco, principalmente as atingidas pelas chuvas no começo deste ano, para executar a parte prática do curso, mostrando o que aconteceu, como evitar e como reparar”, explicou o Diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil.

Mais detalhes

Para oficializar a iniciativa, a prefeita Flavia Pascoal recebeu o coordenador da Defesa Civil do Vale do Paraíba, Wander Vieira, e o comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiro do Corpo de Bombeiros da PM do Estado de São Paulo e Ajunto Regional de Proteção e Defesa Civil, capitão Newton Krüger Tallens Junior na manhã de sexta-feira, 01 de outubro.

Esse ano, a formação terá duas novidades: haverá o aparelhamento das Defesas Civis, de acordo com anúncio de liberação de recursos para obras e compra de equipamentos para os municípios pelo governo do Estado no Palácio dos Bandeirantes no dia 30 de junho e as parcerias com os institutos.

“No período da manhã, após a palavra das autoridades, os municípios que vão receber as viaturas adaptadas vão poder colocar esse treinamento em prática juntamente com o Corpo de Bombeiros. E, no período da tarde, este ano haverá a vistoria de campo em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) –antigo Instituto Geológico (IG) – e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Essas entidades, juntas, vão fazer o treinamento e a capacitação dos agentes da Defesa Civil em campo”, informou Vieira.

Ubatuba

O coordenador ainda comentou que a escolha de Ubatuba para sede da oficina em 2021 foi proposital. Primeiro, pelo registro de ocorrências de porte no início do ano, inclusive contando com suporte da Defesa Civil do Estado e, em segundo lugar, pela parceria da prefeita com o órgão, colaborando e enfrentando as mitigações de risco. “Nada mais justo prestigiá-la e agradecê-la nessa recepção”, concluiu.

Para o capitão Krüger, é importantíssimo ter a “capital do surfe” como sede da capacitação. “Essa oficina é justamente em função das chuvas intensas que acarretam nos deslizamentos e alagamentos. Ano passado, Ubatuba teve um destaque muito grande entre as cidades do Litoral Norte com relação a ocorrências, principalmente em função dos alagamentos e alguns deslizamentos. Para que a oficina tenha o efeito prático necessário, é preciso um local que já tenha esse contexto de acidentes”, explicou.

“Pelo investimento e recente demanda, o município encaixa-se perfeitamente no perfil para receber a oficina”, acrescentou Krüger.

Mais sobre a oficina

Dentre os assuntos que serão abordados, estão: procedimentos adotados em casos de precipitação intensa, alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais decorrentes do mau tempo.

Os agentes de Defesa Civil são treinados para enfrentar o período de chuvas e auxiliar a população no que for necessário.

A Operação Verão da Defesa Civil acontece todos os anos no período de dezembro a março.

/* * VLibras */