Poder Executivo Municipal

Ubatuba marca presença em cerimônia Observatório Nacional de Segurança Viária

Ubatuba marca presença em cerimônia Observatório Nacional de Segurança Viária

Três representantes da diretoria de Trânsito de Ubatuba participaram do evento comemorativo aos 10 anos de criação do Observatório Nacional de Segurança Viária, que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.

Na ocasião, foram apresentados os principais projetos, programas e parcerias realizadas nesse período, bem como os desafios enfrentados. “Foram anos de muito trabalho para que todos conhecessem nossa missão, acreditassem na nossa visão e confiassem nos nossos valores”, afirmou o diretor-presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho.

“Consolidamos o nome do Observatório nas diversas esferas de governo, mas, acima de tudo, ajudamos o país a ter mais consciência da importância de trabalhar a segurança viária”, acrescentou Ramalho.

Para o responsável pela Educação no Trânsito na cidade, que também é observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, Vinícius Brito, a participação de Ubatuba no evento foi fundamental, pois “trata-se de um município que está engajado na diminuição do número de sinistros de trânsito”, salientou.

Ele ainda explicou sobre a nova nomenclatura para os “acidentes” de trânsito. “A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) corrigiu a expressão “acidente de trânsito”, substituindo para sinistro de trânsito, suprimindo o entendimento de sinistro “não premeditado”. Os especialistas chegaram a um consenso que acidente é algo que não é premeditado, agora, no trânsito, as falhas acontecem, em sua maioria, por erro humano, sendo passíveis de prevenção”, finalizou.

/* * VLibras */