Poder Executivo Municipal

Prefeitura retoma atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais

Prefeitura retoma atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais

As equipes do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ubatuba retomaram nesta quarta-feira (25) os tratamentos odontológicos sob anestesia geral, realizados no centro cirúrgico da Santa Casa, para pacientes com necessidades especiais. Os atendimentos estavam suspensos no município por conta da pandemia.

De acordo com a cirurgiã dentista, Dra. Vanessa Campos, a anestesia geral é necessária para pacientes com alterações comportamentais, seja por uma deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista ou qualquer outra alteração neurológica que dificulte a assistência convencional na cadeira odontológica. “Devido à limitação de entendimento, compreensão e aceitação estes pacientes têm dificuldades para abrir a boca ou permanecer imóvel por um longo período de tempo”, explicou a dentista.

Durante o atendimento é possível realizar todos os tipos de procedimentos odontológicos, como raspagem, extrações dentárias, restaurações e até canal. O primeiro paciente a ser atendido nesta quarta-feira foi Diego Ricci, de 39 anos, com síndrome de Down. “Ele vai extrair dois dentinhos que estão prejudicados e dificultando a mastigação dele. Eu escovo o dentinho dele, mas sempre tem que fazer uma revisão, passar pela Dra. Vanessa e fazer o tratamento necessário. Ele precisa de anestesia geral porque senão ele não colabora. Antes que ele sinta dor, precisa resolver e cuidar disso”, ressaltou Andreusa Ricci, mãe do paciente.

O atendimento diferenciado é importante para melhorar a saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais e deve acontecer a cada 15 dias no centro cirúrgico da Santa Casa de Ubatuba. “Temos aproximadamente 50 pacientes na fila de espera para o tratamento odontológico sob anestesia geral e gradativamente vamos andar com essa fila e melhorar a condição bucal desses pacientes”, finalizou a Dra. Vanessa, lembrando que a equipe de atendimento é composta ainda pela Dra. Tabata Alarcon – cirurgiã dentista bucomaxilofacial e pelas auxiliares de consultório odontológico Tamiris Rosário e Leonísia Carvalho.

/* * VLibras */