Poder Executivo Municipal

Nativa Fernandes recebe atletas de destaque na modalidade Luta Olímpica

Nativa Fernandes recebe atletas de destaque na modalidade Luta Olímpica

Os alunos dos primeiros, segundos e quintos anos da EM Nativa Fernandes de Faria, no bairro do Sertão da Quina, receberam a visita de atletas da modalidade wrestling, também conhecida como luta olímpica, na terça-feira (24).

A convite da professora de Educação Física, Gizelle Nogueira dos Santos, a equipe do projeto “Atleta Cidadão” da Prefeitura de São José dos Campos, conversou com os alunos da unidade sobre a importância do estudo na trajetória dentro do esporte.

A inciativa faz parte da metodologia do Currículo Cultural de Educação Física escolar utilizada pela docente. No segmento, denominado “ampliação”, ela convida profissionais ou pessoas que tiveram ou têm alguma experiência com a prática corporal estudada no momento.

“Estamos estudando lutas e nossa coordenadora Bárbara ficou sabendo que a filha de nossa merendeira Cibelle, que também estudou conosco, se descobriu na modalidade Luta Olímpica ou Wrestling como é conhecida”, relatou Gizelle.

“A participação da equipe teve o objetivo de divulgar a modalidade e compartilhar com nossos alunos o sonho que virou realidade. Que se descobrir e descobrir o que gostamos e queremos pode transformar nossas vidas. Elas são uma grande inspiração para toda comunidade escolar”, acrescentou a professora.

Trajetórias

A ex-aluna da escola e da professora Gizelle é a atleta Ana Júlia dos Santos. Ela iniciou sua carreira na modalidade em 2019 e, atualmente, já conquistou vários títulos, como o de campeã brasileira, campeã paulista e ocupa a 1° posição do Ranking Nacional. No próximo mês, a ubatubense vai representar o Brasil nos Jogos Panamericanos no México.

Brenda Aguiar é técnica da equipe e pratica esporte desde os sete anos de idade. Ela também compartilhou um pouco de sua vivência com os alunos da Nativa, destacando a importância da prática esportiva e do desenvolvimento de projetos sociais que viabilizem essa prática.

Antes de começar na luta olímpica- o que aconteceu em 2017, Brenda praticava judô, modalidade em que conquistou títulos como campeã paulista e brasileira.

“O esporte mudou minha vida, pois através dele consegui terminar sua faculdade de educação física com o projeto bolsa atleta. Hoje, consigo ajudar outros atletas conquistarem o sonho de praticar esporte e estudar”, afirmou.

Foi em 2017, depois de anos se dedicando ao judô, voltou a modalidade de luta olímpica através do Projeto Social trabalhando até o momento com jovens que se dedicam buscando a mudança de vida através do esporte.

Mais histórias

Os estudantes da EM N ativa ainda ouviram um pouco sobre a trajetória de Meirele Santos e Ruth Santos, que também faze parte da equipe. Meirele iniciou na modalidade aos 15 anos por meio do mesmo Projeto Social. Foi campeã paulista, vice-campeã brasileira e participou do Mundial na Rússia, alcançando o 10° lugar. Ruth também iniciou aos 15 anos na modalidade e conquistou o 3° lugar no mundial em Marrocos. Sua conquista mais recente é o título de Campeã Brasileira.

Estiveram presentes no encontro, os professores William dos Santos e Janice Ribeiro, a coordenadora da unidade escolar Bárbara Albuquerque e a supervisora de Ensino, professora Jacqueline Silveira.

/* * VLibras */