Poder Executivo Municipal

Centro de Especialidades Médicas de Ubatuba terá atendimento oftalmológico

Centro de Especialidades Médicas de Ubatuba terá atendimento oftalmológico

A Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba oferecerá aos munícipes atendimento oftalmológico gratuito no Centro de Especialidades Médicas (CEM), que funciona no Postão da Rio Grande do Sul. Os atendimentos voltados para a saúde dos olhos terão início no próximo dia 20 de janeiro. A cerimônia de inauguração está marcada para o dia 24, com a presença de autoridades municipais.

O novo serviço de cuidados com a visão é fruto de uma parceria da Prefeitura de Ubatuba com o Hospital de Olhos e Clínicas (HOC). A expectativa da Secretaria de Saúde é atender cerca de 50 pessoas por dia, entre consultas e exames.

Os primeiros pacientes a serem atendidos serão os que já aguardam na fila de espera do município. O agendamento será realizado via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), que funciona como um sistema informatizado de distribuição de vagas em unidades de saúde do Estado de São Paulo.

O secretário de Saúde de Ubatuba, Josué Gulli, explicou sobre o fluxo de atendimento. “O morador passa em consulta na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e, quando necessário, o médico faz o encaminhamento para o especialista em Oftalmologia. A equipe do Centro de Especialidades Médicas inclui o paciente na fila do Cross, onde na sequência o atendimento é agendado conforme as vagas disponíveis”, descreveu Gulli.

De acordo com a HOC, serão oferecidas consultas completas com biomicroscopia, refração e fundoscopia, para tratamentos como catarata, pterídeo e retina. Entre os exames de baixa complexidade serão realizados topografia, paquimetria, ceratometria, microscopia especular, mapeamento de retina e retinografia.

“Ter atendimento oftalmológico dentro do nosso próprio município faz parte dos investimentos recentes da atual gestão para melhorar os serviços de saúde ofertados aos nossos moradores. É uma honra poder dizer que estamos trabalhando pela saúde e conquistando diversos investimentos que beneficiam diretamente a população”, destacou o secretário.

/* * VLibras */