Poder Executivo Municipal

Ubatuba atualiza situação após chuvas do dia 20

Ubatuba atualiza situação após chuvas do dia 20

Ubatuba registrou 211 mm de média de chuva em 24 horas (de 22 h de sábado a 22 h de domingo) – quantidade que era prevista para todo o mês de março. O índice foi calculado levando-se em consideração os 18 pluviômetros espalhados pela cidade e ultrapassou o recorde histórico de chuvas para o mês de março, que era de 201mm em um único dia, registrado no ano de 1998.

Devido a algumas ocorrências de alagamento, famílias que tiveram suas casas atingidas foram direcionadas para a EM Padre José de Anchieta. Na manhã desta segunda-feira, 21, ainda se encontram no local um total de nove famílias /34 pessoas, sendo 13 adultos e 21 crianças e adolescentes. Todos são da região central – Parque Guarani e avenida Rio Grande do Sul. A previsão é que todos retornem para suas casas no período da tarde.

A prefeitura ainda informa que doações não são mais necessárias. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, kits com produtos de higiene estão sendo montados e serão entregues para as famílias. Os alimentos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade também serão repassados às pessoas afetadas pelas chuvas.

Além do socorro prestado aos desabrigados, a Defesa Civil ainda atendeu uma média de oito ocorrências de queda de árvore no município durante o período mencionado. As equipes continuam fazendo o monitoramento das áreas de risco até que Ubatuba saia do estado de alerta. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), ainda existe previsão de risco geológico de moderado a alto para nossa região – entretanto, essa situação pode sofrer alterações durante o dia devido a alguma condição climática de frente fria.

A Defesa Civil também alerta que é extremamente importante que pessoas que se encontram em áreas de risco redobrem a atenção, principalmente, os que residem em áreas de encosta ou beirada de rio. Em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar os locais atingidos e nunca enfrentar enxurradas. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 em qualquer horário, pois o canal fica disponível 24 horas.

 

Confira o saldo da chuva em 24 h

321 mm Almada

260 mm Poruba

346 mm Itamambuca

222 mm Figueira

189 mm Pq ministérios

207 mm Ipiranguinha

203 mm Marafunda

166 mm Rio grande

229 mm Centro I

254 mm Centro II

228 mm Tenório

250 mm Pereque Mirim

217 mm Lázaro

155 mm Praia dura

161 mm Maranduba

114 mm sertão da quina

122 mm Araribá

/* * VLibras */