No dia da Síndrome de Down, Ubatuba destaca trabalho de inclusão

Dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A Prefeitura de Ubatuba procura, cada vez mais, viabilizar iniciativas que proporcionem não só a inclusão de pessoas com Down mas de pessoas com todos os tipos de deficiência por meio das secretarias municipais.

A Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), por exemplo, possui uma turma de surfe inclusivo cujas aulas acontecem às segundas-feiras pela manhã. Nesta turma, são atendidas três crianças/jovens com Síndrome de Down; além disso, mais dois alunos com essa deficiência frequenta as aulas de surfe em outra turma, totalizando cinco crianças beneficiadas.

Parceria com a Apae

Além do atendimento das escolinhas a pessoas com Down, uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba (Apae) permite que a instituição utilize espaços da Smel para desenvolver algumas de suas atividades. De acordo com a diretora de Projetos Esportivos, Marina Franco, a Apae promove aulas de natação na Piscina Municipal em dia e horário específico, ministrada por um professor contratado pela própria Apae e, ainda, utiliza o espaço da quadra externa da piscina às quintas-feiras para promover atividades esportivas e culturais.

“É importante garantir os direitos de acesso às práticas esportivas das pessoas com deficiência. Nós, da Smel, que agradecemos a oportunidade em poder atendê-los, promovendo esporte e saúde para eles. Além disso, é uma oportunidade a mais para aprender, a cada dia, sobre o que é o amor, a reciprocidade, e os valores da vida”, enfatizou. “Quando atendemos um aluno atendemos, indiretamente, a família. Portanto, a inclusão também reflete nisso”, concluiu Marina.

Saiba mais sobre a data

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, trata-se de uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria.