Poder Executivo Municipal

Preparação para Carnaval: Estado reforça importância da vacina da febre amarela

Preparação para Carnaval: Estado reforça importância da vacina da febre amarela

A febre amarela voltou a ser uma preocupação para o estado de São Paulo depois que cidades de Minas Gerais e Paraná, que fazem divisa com SP, ficaram em alerta com novos casos da doença. Com a proximidade do Carnaval, a recomendação é para que a população não vacinada contra a febre amarela busque pela imunização o quanto antes.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba, da Secretaria Municipal de Saúde, o risco é maior em áreas de mata e zona rural que recebem turistas para acampamentos, trilhas e outras atividades neste feriado.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle e entre os sintomas da doença estão febre, dor de cabeça e no corpo, vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, os sintomas podem evoluir para icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e até mesmo choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

A Viep ressalta que segue monitorando as notificações de casos suspeitos nas unidades de saúde do município e que os moradores que não se vacinaram contra a febre amarela devem procurar a UBS mais próxima da sua residência e se informar sobre a imunização.

/* * VLibras */