Poder Executivo Municipal

Cemaden alerta para risco de deslizamento de massa em Ubatuba

Cemaden alerta para risco de deslizamento de massa em Ubatuba

Ubatuba entra em estado de atenção devido às chuvas desde o início da noite de terça-feira, 9. Os locais que indicam índices pluviométricos mais altos são as regiões Central e Oeste do município, onde os acumulados ultrapassam os 100mm nas últimas 72 horas.

O bairro que apresenta o maior acumulado de chuvas nesse período é o Ipiranguinha, com 145,3 mm, seguido pela Marafunda e Parque dos Ministérios, respectivamente com 145,04mm e 138,98 mm. A região central registra, até o momento, 103,88 mm.

De acordo com a Defesa Civil de Ubatuba, nenhuma ocorrência foi registrada. Na manhã desta quarta-feira, 10, o Instituto nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta válido até às 10h de quinta-feira, 11, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), porém, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas para diversas áreas afetadas, inclusive, o município de Ubatuba.

De acordo com o Cemaden, Ubatuba está com alerta alto de risco de movimento de massa e alerta moderado de risco hidrológico. É extremamente importante que pessoas que se encontrem em áreas de risco redobrem a atenção: devido ao volume de chuva, o solo está encharcado, o que pode ocasionar deslizamento de massa/ terra, causando danos em residências. Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal.
Diante de qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado, a orientação é acionar ajuda da Defesa Civil pelo telefone 199. Também é necessário destacar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

/* * VLibras */