Concurso Público completa um ano com mais de 400 convocados

Um levantamento feito pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Ubatuba junto ao departamento de RH indica que mais de 700 pessoas tomaram posse nos últimos três anos depois de serem aprovadas por concursos na cidade.

Até o início de março, foram 495 mulheres e 213 homens que assumiram cargos em praticamente todas as áreas da administração municipal: educação, saúde, comunicação, obras, limpeza, departamento jurídico, entre outras.

A iniciativa faz parte de um trabalho de profissionalização da administração pública ubatubense, que inclui atender os apontamentos de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta – com o Ministério Público.

Entre as exigências atendidas, está uma drástica redução do número de funcionários comissionados. A atual gestão da Prefeitura funciona com aproximadamente 100 comissionados a menos que as últimas. “Praticamente a metade do que era antes”, destaca o prefeito Mauricio Moromizato.

Ainda de acordo com o RH, o prazo para a convocação dos aprovados é de até dois anos a partir da data da prova e na manhã desta quinta-feira, 17, uma solenidade deus as boas-vindas aos profissionais que já assumiram seus cargos no salão da Igreja São Francisco.

O prefeito Mauricio marcou presença, assim como todos os secretários de seu governo. Aproximadamente 400 pessoas participaram do evento.

Marina Raquel Makiyama foi uma delas. Ela prestou concurso para duas categorias: jornalista e agente administrativo. Foi chamada para trabalhar como agente na saúde e começou no último dia 11 de fevereiro.

“Adorei, porque é uma área coringa, além de ser uma das funções para que mais abre concurso. Quando você tem uma tarefa, não importa o local, eu sempre prefiro estar na posição proativa e servir”, conta Marina.

Já Ângela Maria Costa assumiu em junho de 2015 e tem 20 anos de experiência na área, mas em outro município. “Sou de Guaratinguetá e decidi que gostaria de morar em Ubatuba. Quero ficar aqui depois de me aposentar. Estou amando trabalhar. É uma experiência diferente, população diferente e cultura diferente. Eu quero dar o meu melhor para a cidade e para ajudar a população”, disse Ângela.

“O concurso é super importante em diferentes frentes. Primeiro que ele acaba com serviços terceirizados, diminui o número de cargos comissionados, moraliza e profissionaliza a gestão pública. Mais que isso, ele evita práticas famosas, como o ‘cabide de emprego’, e traz estabilidade para o servidor atender com tranquilidade as necessidades da população”, explicou o prefeito.

“Parabenizamos vocês pelo esforço e interesse em servir à população. Vocês também carregam uma grande responsabilidade que é servir ao público – nosso dever principal. Tudo isso só foi possível graças à opção política de investir no serviço público, promovendo o concurso e eliminando mais de 50% de cargos comissionados”, avaliou o prefeito.

marina-makiyama posse-geral secretariado-posse 20160317_095354