Poder Executivo Municipal

Ubatuba promove Ecoturismo em Congresso nacional do segmento

Ubatuba promove Ecoturismo em Congresso nacional do segmento

Ubatuba é um dos mais de 22 destinos que participam da Abeta Summit 2022 – o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura que acontece entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O evento reúne empresários, profissionais do setor, políticos e gestores públicos interessados no tema Turismo e, principalmente, no segmento.
A abertura aconteceu na noite do dia 30 e reuniu cerca de 400 pessoas – o dobro do esperado, segundo a organização. A projeção é que, até o final do Congresso, uma média entre três e cinco mil pessoas passem pelo local.

Juntamente com o Litoral Norte, Ubatuba marca presença para se consolidar ainda mais como opção de destino promovendo outros atrativos, além de sol e praia, afinal, o município possui mais de 80% de Mata Atlântica preservada e conta com muitas opções de ecoturismo e turismo de aventura, como trilhas, cachoeiras, birdwatching – além da riqueza e diversidade cultural, como as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras.

O evento tem como objetivo a melhoria no ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos e destinos por meio do segmento. O diretor da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Aberta), Luiz Del Vigna, reforçou que o intuito não é somente divulgar os destinos, e sim, fortalecer o segmento e aprimorar o empreendimento. “A Abeta é uma entidade que busca aprimorar a oferta turística brasileira: trabalhamos com o conceito turismo brasileiro de natureza, com o território. O objetivo do congresso é que os participantes saiam mais capacitados. O importante para nós é o conhecimento que será distribuído ao longo dos três dias”, destacou.

Ele também explicou que a feira, denominada Exposição de Destinos (re)descobrindo o Brasil, visa principalmente promover os destinos menos conhecidos e comentou sobre as potencialidades de Ubatuba.

“Ubatuba tem aldeias, turismo na Mata Atlântica, todo um sertão que não é explorado e você tem um vasto território. Ao invés de ter todo mundo aglomerado na mesma praia, por que não distribuir o fluxo ao longo do território. O objetivo comercial principal da feira é promover aquilo que a gente carrega no nosso título: descubra um Brasil desconhecido – venha Redescobrir o Brasil – que é o nome da feira”, concluiu Del Vigna.

/* * VLibras */