Poder Executivo Municipal

Parceria com FOB Usp beneficia alunos da rede municipal de ensino de Ubatuba

Parceria com FOB Usp beneficia alunos da rede municipal de ensino de Ubatuba

Na manhã dessa sexta-feira, 05, a Secretaria de Educação de Ubatuba, juntamente com a Secretaria de Saúde do município e a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB Usp, por meio do programa USP Municípios, fizeram a entrega de 13 óculos de grau para alunos da EMEI Richard Juarez Gobbi, no Taquaral. O programa promoveu triagem odontológica, oftalmológica e fonoaudiológica, detectando as necessidades dos estudantes.

O diretor da FOB, Carlos Ferreira dos Santos, comentou que, na primeira semana de agosto, foram visitadas duas escolas durante quatro dias, período no qual foram avaliados cerca de 200 alunos das unidades EM Manoel Inocêncio, localizada no sertão do Ubatumirim e EMEI Richard Juarez Gobbi, no Taquaral.

“Aqui no Taquaral foram identificadas 13 crianças com necessidade de uso de óculos e estamos muito felizes de trazê-los para elas. Os óculos foram adquiridos com uma verba da USP e já foram entregues, também, para as crianças do sertão do Ubatumirim, além de mais outras escolas nas quais estivemos em dezembro de 2020, totalizando 39 óculos entregues a estudantes da Rede Municipal de Ubatuba que tem dificuldade de visão”, comemorou Santos.

As demais unidades que foram contempladas com a entrega são as escolas municipais localizadas nos bairros Camburi, Picinguaba, Puruba e Rio Escuro.

Impacto na aprendizagem

“O objetivo da USP é se fazer presente onde ela está. Aqui em Ubatuba nós temos uma unidade muito importante, que é o Instituto Oceanográfico, que é parceiro da Faculdade de Odontologia de Bauru nesse projeto. A USP quer ajudar o município a solucionar seus problemas. Como nós somos uma unidade da área da saúde, com cursos de odontologia, fonoaudiologia e medicina, trouxemos nossos professores e nossos estudantes para fazer essas triagens e entregar esse resultado para o município”, acrescentou o diretor.

A secretária de Educação de Ubatuba, Fatinha Barros, destacou a importância do projeto, que alia Saúde e Educação, para o processo de aprendizagem. “Uma criança que enxerga bem e ouve bem, irá se alfabetizar e desenvolver as atividades escolares com muito mais segurança. A criança vai enxergar melhor, vai olhar no livro, nas palavras e nas letras que os professores estão trabalhando com elas com muito mais clareza e isso vai trazer um grande benefício na vida escolar e na vida pessoal dela”, afirmou Fatinha.

“Eles trouxeram a Saúde próximo às comunidades mais distantes e para as famílias que têm essa dificuldade de acesso e foi maravilhoso”, explicou a secretária de Saúde, Sheila Barbosa.

“A gente já colocou no orçamento (para 2022) uma parte a ser destinada para órtese e prótese e, em decorrência disso, a parceria tende a aumentar também porque, se tiver uma criança que precise de um aparelho auditivo ou de óculos e a família não tiver condições, nós conseguiremos a aquisição. Não faz sentido detectar o problema na criança e não ter como tratar”, compartilhou a secretária.

Famílias

Vanusa Silva é mãe do pequeno Mateus Leonardo e aprovou a iniciativa. “Foi ótimo e super rápido. Eu não sabia que ele tinha problema de vista. Deu um grau um pouquinho elevado e hoje estamos pegando os óculos. Ele está muito feliz”, celebrou Vanusa.

Quem também reconheceu os benefícios do programa foi Salete de Freitas Santos, mãe da aluna Larissa. “Foi ótimo eles terem proporcionado isso para a gente. Na verdade, não estávamos com condição e, sabendo que ela tinha uma urgência na necessidade, foi um alívio. Gostei muito”, agradeceu a mãe da garota que ganhou uns óculos de armação vermelha.

O convênio tem duração de cinco anos e até o final deve beneficiar cerca de dois mil alunos.

/* * VLibras */