Poder Executivo Municipal

Ubatuba debate combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Ubatuba debate combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Ubatuba e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e da Adolescente (CMDCA) convidam toda a população a participar de palestra sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes com a jornalista Priscila Siqueira.

O evento acontecerá na terça-feira, 29 de maio, das 14h às 17h, no Teatro Municipal de Ubatuba, que fica na praça Exaltação à Santa Cruz, 22, e integra as mobilizações nacionais em torno ao 18 de maio, jornada de combate à exploração sexual da criança e do adolescente.

O 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes a seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da violência do tráfico, pornografia e exploração sexual no turismo.

A data relembra o caso Araceli, menina de oito anos de idade que em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. Até hoje o crime resta impune.

A atividade tem entrada livre e gratuita.

Mais informações podem ser obtidas junto ao CREAS: (12) 3833-3316.

Saiba mais sobre a palestrante

Priscila Siqueira é natural do Paraná mas mora em São Sebastião (SP) há muitos anos. Atua na defesa dos direitos de meninas e mulheres desde a juventude, quando começou a defender empregadas domésticas que saíam da lavoura de café e acabavam sendo exploradas em redes de prostituição na zona de Lucélia (Alto Paulista).

Foi uma das criadoras da organização não governamental Serviço de Prevenção ao Tráfico de Mulheres e Meninas (SMM), integra o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo e o Conselho Municipal da Condição Feminina de São Sebastião.

É autora dos livros “Genocídio dos Caiçaras”, lançado em 1984, pela editora Massao Ohno, resultado dos anos do trabalho profissional na cobertura dos conflitos na implementação da rodovia Rio-Santos; “Tráfico de mulheres: oferta, demanda e impunidade”, “Tráfico de pessoas: quanto vale o ser humano na balança comercial do lucro?”, em parceria com a professora Maria Quinteiro, pesquisadora da Universidade de São Paulo. Seu livro mais recente é “A outra face de Eva”.

Mesmo aposentada, a jornalista segue ativa no combate ao tráfico e à exploração de pessoas, dando palestras pelo Brasil e apresentando um programa de rádio numa emissora do litoral norte paulista.

 

Funcionario
/* * VLibras */