Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa do Avistar 2018

Ubatuba participa do Avistar 2018

Juntamente com as demais cidades que formam o Circuito Litoral Norte, Ubatuba marcou presença na 13ª edição do Avistar – um evento que reúne observadores de aves, biólogos, ornitólogos e fotógrafos, realizado no Instituto Butantan, em São Paulo, de 18 a 20 de maio.

O município não só foi representado com a presença do secretário de Turismo, Luiz Bischof e pelo diretor de Turismo, Marcos Roberto dos Santos, como pôde exibir seu material e potencial de turismo ecológico no estande do Circuito.

A programação do evento contou com palestras sobre temas direcionados aos profissionais da observação de aves “birdwatching”. Iniciantes também tiveram seu espaço para aprender mais sobre as práticas desenvolvidas no setor.

A abertura foi marcada pelo foi o lançamento do passaporte Aves de São Paulo, iniciativa conjunta da Fundação Florestal, do Instituto Butantan e da SAVE Brasil para promover a observação de aves e o uso público nas Unidades de Conservação Estaduais. Acompanhando o programa #vempassarinharSP de observação de aves em unidades de conservação, o passaporte lista 11 parques, destacando suas aves e biodiversidade.

De acordo com o diretor de Turismo de Ubatuba, a próxima edição está prestes a sair e contará com a inclusão de mais 22 locais – inclusive Ubatuba.

A iniciativa promoverá a observação de aves, biodiversidade e o uso público nas Unidades de Conservação Estaduais por meio do programa #vempassarinharSP.

Bischof classifica o Avistar como uma iniciativa muito importante para Ubatuba, pois a cidade ocupa a sexta posição na classificação em quantidade de espécies, com 500 delas catalogadas no Wikiaves, a maior comunidade de observadores de aves do Brasil.

“Trata-se de uma feira bem organizada e procurada por observadores de vários estados do Brasil, além de outros países que. Vejo, em Ubatuba, o crescimento desse importante segmento turístico, que alia conhecimento ao bem-estar físico e mental e que a cada dia ganha novos apaixonados passarinheiros, que buscam nossa cidade para a observação de aves. Várias conversas em nosso estande reafirmaram a grande quantidade de espécies em Ubatuba e a grande riqueza ambiental de nosso território”, comentou o secretário.

O Avistar

O objetivo do evento é aproximar o público da natureza e da ciência, por meio de uma ampla programação com mais de 44 atividades multiculturais, com palestras, exposições, lançamento de livros e aplicativo para identificação de aves e interação com as crianças por meio do Avistar Kids.

“O Avistar oferece às pessoas a oportunidade de tomar posse da natureza em suas diferentes dimensões, desde a compreensão que o conhecimento cientifico traz até os aspectos contemplativos, artísticos e culturais. Acreditamos que isto contribui para o bem-estar e a saúde”, afirmou o idealizador e organizador do evento, Guto Carvalho.

Ubatuba

De acordo com o site Ubatuba Birds, a Mata Atlântica ocupa, em Ubatuba, mais de 90% da sua área territorial, possibilitando ao município a melhor expressão desta riqueza ambiental.
As aves são a primeira sinalizadoras do uso dado ao Ambiente e nesta pequena porção do território nacional podemos observar 30% das aves brasileiras e 5% de toda avifauna do planeta.

Funcionario
/* * VLibras */