Prefeitura de Ubatuba promove evento sobre acessibilidade no Teatro Municipal

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promove no decorrer desta quarta-feira (18), no Teatro Municipal, um evento em comemoração ao “Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade”.

Com o objetivo de debater o tema e levantar discussões em busca de uma cidade mais inclusiva para todos, a iniciativa começou por volta das 8h30 com apresentação musical do cantor Miramar, que possui deficiência visual, e contou durante a abertura com a participação da prefeita Flavia Pascoal e do vereador Jorge Ribeiro (Jorginho), representando o legislativo.

“A acessibilidade é um tema fundamental para nossa cidade e nós assumimos esse compromisso de lutar e buscar em cada projeto que estamos desenvolvendo ter esse olhar – de inclusão para todos, ou seja, para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças”, explicou a prefeita.

Ainda no período da manhã, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba (Apae) usaram o espaço para mostrar um pouco das suas atuações na cidade. E complementando a programação matutina funcionários da Secretaria Municipal de Esportes trouxeram informações sobre o projeto de surfe inclusivo e também sobre as aulas de natação voltadas para pessoas com deficiência. As secretarias de saúde, educação e urbanismo também marcam presença na ação.

“Precisamos conversar sobre acessibilidade para tirar degraus e deixar a nossa cidade acessível para todos. Esse evento é uma oportunidade de rever isso. Anos atrás quando tive poliomelite tínhamos 6% da população com deficiência, hoje são 14% e está em uma crescente. Por isso, é mais do que necessário falarmos a respeito. O deficiente tem dinheiro, ele trabalha, tem recurso, e a cidade precisa se planejar para eles também – com comércios acessíveis, praças, etc. Parabenizo a prefeitura por essa iniciativa de promover esse tipo de discussão”, comentou André Luiz dos Santos, de 50 anos, secretário executivo do CMDPCD.

No período da tarde, o evento contará com palestras e rodas de conversas até as 17h e continua aberto para todos os públicos. Fazem parte da realização da iniciativa a Prefeitura Municipal, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba (Apae), a Associação Ubatuba Eficiente (Aubae) e Associação de Pais Espectro Autista de Ubatuba (Apeau) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD).