Prazo de inscrição para Casamento Comunitário termina amanhã (19)

Casais interessados em participar da edição 2022 do casamento comunitário em Ubatuba têm até quinta-feira, 19 de maio, para se inscrever, levando a documentação até à sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Paraná, nº 375 – centro, das 9h às 12h e das 14h às 16 horas.

A realização do Casamento Comunitário foi inserida no calendário oficial do município por intermédio da lei  3.915/2016, que determina que a ocasião seja celebrada no dia 12 de junho – dia em que é comemorado o Dia dos Namorados. Por isso, a cerimônia deve acontecer na manhã do dia 12 de junho, domingo, na Praia Grande – realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba (FSS), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e de empresas e prestadores de serviço parceiros.

Francisco de Assis é funcionário da prefeitura e participou da primeira edição do casamento, em 2015. Ele conta que o objetivo era de oficializar a união, pois já havia construído uma vida com sua companheira. “Nossa ideia era realizar a parte burocrática para dar respaldo as nossas filhas, mas foi emocionante. Contamos com participação de alguns familiares no dia e, independentemente de ter sido em grupo, nós gostamos. Minha esposa adorou e se sentiu muito feliz”, relembrou Assis. “Tivemos uma mesa bem arrumada, um bolo bacana, ganhamos as fotos …”, acrescentou.

Para a presidente do FSS, Rita de Cássia, é um momento especial, pois está diretamente ligado à realização do sonho de alguém. “O Fundo não é só uma conquista, é um verdadeiro ato de amor e generosidade às famílias em vulnerabilidade social e nesse caso é emocionante contribuir para a realização de um sonho da formação de uma família”, comemorou.

Confira a documentação necessária exigida:

– Solteiras/os: original da certidão de nascimento atualizada sem emendas nem rasuras, CPF, RG (originais e cópias simples) e informações dos pais (data de nascimento, estado civil, profissão e endereço, se for falecido local e data do óbito;

– Divorciadas/os: certidão de casamento com averbação de divórcio (original), CPF, RG (originais e cópias simples) e informações dos pais (data de nascimento, estado civil, profissão e endereço, se for falecido local e data do óbito;

– Viúvas/os:  certidão de casamento (original), certidão de óbito do cônjuge falecido (original e cópia simples), CPF, RG (originais e cópias simples) e informações dos pais (data de nascimento, estado civil, profissão e endereço, se for falecido local e data do óbito;

Importante: Conforme Provimento CG 01/2021 de 12/01/2021, todas as certidões deverão ser expedidas no original há menos de 90 dias da data do requerimento da habilitação. Se a certidão for de Ubatuba, não precisa atualizar, porém, não pode estar rasgada nem rasurada.

É importante destacar que serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas que se destinam a casais em situação de vulnerabilidade social.

Para mais informações é possível entrar em contato pelo telefone (12) 3834-3520.