Força Tarefa recupera vias de Ubatuba

“Olha, vou te falar. Isso aqui é histórico. E ficou muito bom, viu, muito bem feito mesmo”, assim terminou o bate papo da equipe de comunicação da prefeitura com Maria Aparecida Bottini, proprietária de um salão de beleza na esquina das ruas Taubaté e Vasco da Gama, no bairro da Estufa I, região central de Ubatuba.

Dna. Cida, como é chamada pelo pessoal que frequenta o salão, referia-se aos serviços de recapeamento e recuperação das vias que ainda estão em andamento na região e que agora contemplam com blocos sextavados o fim da rua Vasco da Gama, onde as crianças da EE Sueli Figueira já não precisam mais pisar na lama para chegar à sala de aula nos dias de chuva. “Meus clientes também, não. E estamos muito satisfeitos com isso”, lembrou Bottini.

Homônimo do Rei do Baião, Sr. Luiz Gozanga é aposentado. Veio de Ribeirão Preto, interior do estado, há cerca de 3 anos. “Está fotografando o asfalto novo, é?”, perguntou já emendando: “Olha, ficou muito bom. A suspensão do carro da minha filha dava problema direto e reto por conta dos buracos”, contou Gonzaga. “Esse é o tipo de obra que melhora a vida de todo mundo”, opinou o ribeirão-pretano.

E o pessoal da comunidade tem cada vez mais motivos para comemorar. Segundo a Secretaria de Obras, outras seis vias das imediações serão contempladas em breve, também com blocos sextavados: Ruth Marques do Vale, Travessa 03, Ari Vieira, Nísio Barbosa, Rua 12, Antônio Félix do Pinho.

Planejamento

Um levantamento do nosso setor de planejamento indica que seriam necessários R$ 230 milhões – orçamento de um ano inteiro da cidade – para recuperar apenas as vias principais dos bairros.

Diante de tamanho desafio, a equipe da prefeitura encarou o problema de frente e já executou trabalhos em importantes vias de norte a sul do município, com diferentes comunidades contempladas.

Em apenas 1 ano e 11 meses de governo, mais de 15 bairros contaram com serviços de recuperação de vias. Parte executada com verba do município, outra parte com repasses que a equipe da prefeitura conquistou apresentando bons projetos ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias e à Unidade de Apoio aos Municípios.

Próximos Passos

Infelizmente, a alta temporada começa nas próximas semanas o grande fluxo de veículos nas ruas e estradas impedirá a continuação dos trabalhos, que estão previstos para retornarem no começo de 2015.

É importante lembrar que outros processos de licitação encontram-se abertos com previsão de serem finalizados nos próximos meses, mas as ruas e comunidades contempladas nos próximos dois anos ainda não estão definidas.