Poder Executivo Municipal

Agentes de Saúde e de Endemias concluem curso técnico e terão formatura nesta quarta

Agentes de Saúde e de Endemias concluem curso técnico e terão formatura nesta quarta

A primeira turma de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Saúde de Ubatuba a concluir o curso técnico do programa “Saúde com Agente” participará nesta quarta-feira (4) da cerimônia de formatura, às 14h, no prédio da Câmara Municipal.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O curso foi realizado de forma híbrida, com aula remota e presencial, e uma carga horária de 1.275 horas.

O primeiro grupo a participar da formação foi composto por 55 ACSs e 18 ACEs. Com a certificação, esses profissionais passam a ter o curso de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, respectivamente. A previsão da secretaria é de que uma nova turma seja iniciada em 2024.

De acordo com o Ministério da Saúde, o incentivo à formação técnica dos ACS e ACE é de grande importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a transformação de práticas de saúde e da própria organização do trabalho, qualificando habilidades e competências. A capacitação visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar e que compatibilizem a formação profissional dos agentes de saúde durante o serviço.

Dia do ACS e ACE

Além da formatura da equipe, no dia 4 de outubro também é celebrado o Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias. A Secretaria de Saúde parabeniza os profissionais pela data e ressalta que eles integram as equipes multiprofissionais de saúde nos serviços de Atenção Básica à Saúde e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

/* * VLibras */