Educação de Ubatuba realiza II Festival de Jogos e Brincadeiras Cooperativas

Neste mês de outubro, a Secretaria de Educação de Ubatuba promove a segunda edição do Festival de Jogos e Brincadeiras Cooperativas para todos os alunos matriculados regularmente nos 5º anos da Rede Municipal de Ensino.

Ao todo, 1178 estudantes devem participar da iniciativa e serão divididos de acordo com as regiões do município. As atividades acontecem na Praça Maracanã – Campo da Estufa II, das 8h às 13h, entre os dias 16 e 23.

“Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário”, explicou o coordenador de educação física escolar, Fábio Campana. Por isso, todos os alunos que participarem receberão uma medalha no mesmo dia das provas.

Segundo o autor Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, os Jogos Cooperativos promovem ao participante uma mudança de sentimentos e emoções intensificando as Habilidades Humanas Básicas tais como: a alegria, solidariedade, criatividade, confiança, paciência, amizade, comunicação e o respeito visando o objetivo coletivo.

“O objetivo do jogo cooperativo é a participação de todos por uma meta comum- é o jogar ‘com’ e não jogar ‘contra’”, reforçou Campana. Os jogos e brincadeiras estão em sintonia com os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Confira o cronograma:

II FESTIVAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS COOPERATIVAS – ALUNOS DOS 5° ANOS