Poder Executivo Municipal

Fortes chuvas deixam Ubatuba em estado de alerta

Fortes chuvas deixam Ubatuba em estado de alerta

Nas últimas 24 horas, Ubatuba registrou 200mm de chuva e a grande quantidade de água deixou o município em estado de alerta, causando o alagamento de diversas ruas por toda a cidade e famílias desabrigadas. A chuva, acompanhada de ventos fortes, se intensificou durante esta madrugada e a Defesa Civil trabalha para amenizar os riscos à população.

Algumas ocorrências de quedas de árvores também foram registradas, mas de acordo com os órgãos de defesa do município não há trechos bloqueados. Até a manhã deste domingo (20), quatro famílias do bairro Parque Anchieta ficaram desabrigadas e estão sendo assistidas na escola municipal Padre José de Anchieta, na região central. A prefeita Flavia Pascoal acompanha os atendimentos aos desabrigados.

A Defesa Civil alerta que é extremamente importante que pessoas que se encontram em áreas de risco redobrem a atenção, principalmente, os que residem em áreas de encosta ou beirada de rio. Em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar os locais atingidos e nunca enfrentar enxurradas. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199 ou (12) 3832-6604 ou (12) 3833-7270.

De acordo com diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil, todas as equipes estão nas ruas, juntamente com o Trânsito, Polícia Rodoviária e demais forças ligadas ao município, trabalhando para contornar os transtornos da chuva e monitorar a situação na cidade.

Alerta para atrativos em rios, cachoeiras, trilhas e encostas

Considerando o aviso da Defesa Civil sobre a instabilidade gerada por uma frente fria que causou chuvas fortes e contínuas na cidade, é recomendada a suspensão de todos os atrativos que envolvem rios, cachoeiras, trilhas, encostas e até mesmo cavernas com risco de cabeças d’água das Unidades de Conservação de algumas regiões que deverão permanecer fechadas até, pelo menos, a próxima segunda-feira.

/* * VLibras */