Poder Executivo Municipal

Ilha das Cores: Setur estabelece parcerias para projeto de revitalização

Ilha das Cores: Setur estabelece parcerias para projeto de revitalização

Buscando valorizar um dos pontos considerados patrimônio natural e cultural de Ubatuba, a Secretaria de Turismo (Setur) promove uma ação de revitalização na Ilha dos Pescadores.

A iniciativa está sendo viabilizada por meio de parceria com a Secretaria de Educação, a Fundação de Arte e Cultura – Fundart, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano – Emdurb e a Associação Comercial de Ubatuba- Aciu.

Esta semana marca o início da pintura – idealizada e coordenada pelo artista Sandro Casotti com o apoio de funcionários da Emdurb, que devem atuar em pontos estratégicos da Ilha.

O artista também deve promover intervenções, assim como já fez com a pintura de uma baleia na base de uma das pontes e uma coruja em um muro da rua principal dos bares.

“Eu tenho um caso de amor por esse lugar e sempre fui muito atraído por ele. Eu estava olhando e vi a pedra da ponte meio quadrada, parecendo um cachalote e, por meio de patrocínio acabei fazendo e foi algo legal, bem recebido pela comunidade  – e parece que ela foi o primeiro passo para acontecer o que estamos promovendo aqui dentro [da ilha], cuja ideia é colorir as casas para tornar algo contagiante, que faça com que as pessoas também possam colorir seus imóveis e que outros colegas artistas plásticos também façam intervenções nas casas a convite dos moradores tornando, aqui, uma bela galeria de arte a ceu aberto”, compartilhou Casotti.

De acordo com a chefe de Seção de Apoio aos Meios de Hospedagem da Setur, Bianca Galrão, mais conhecida como Bia, “além de transformar o ambiente e manter a arte no cotidiano das pessoas, o projeto agrega um segmento cultural na atividade turística, movimentando e fortalecendo o giro econômico do local”.

Ideia

O artista comentou um pouco sobre a ideia inicial de promover essa coloração. “A gente está com esse projeto, chamado ‘Ilha das Cores’, pois é um local muito pitoresco, que tem toda uma história e que muitas pessoas não conhecem. Elas até conhecem o Mercado Municipal de peixe, mas não conhecem a vida local, as famílias dos pescadores e o cais onde ficam os barcos, que é o abrigo das embarcações que vem do mar. O objetivo do projeto é trazer uma cor para esse espaço e deixar a Ilha colorida para ficar mais atraente para os visitantes, mais confortável para os moradores – para que amem ainda mais esse espaço”, explicou.

O primeiro local a ter sua fachada pintada foi a sede da Colônia dos Pescadores Z-10.

Moradores

Ali, vive parte da comunidade tradicional caiçara, onde se preserva a cultura da pesca e é um dos três principais pontos de desembarque de pescado da cidade.

Casotti também comemorou, pois a iniciativa foi bem recebida pelos moradores do local. Aparecida dos Santos é moradora há 57 anos e é uma das 20 pessoas que terá a fachada da casa contemplada com a pintura em cores.

“Achei uma ótima ideia porque aqui vem muito turista mesmo, conhecer a história, conhecer o pescador, os barcos. Vai ficar uma visão bonita para as pessoas”, disse, entusiasmada com a escolha do “rosa” como novo tom da frente do lar.

É importante destacar que a permissão para pintura é formalizada por meio de um termo de adesão.

Patrimônio

O local ainda abriga restaurantes e bares com gastronomia típica. Além de ser um ponto histórico da cidade, a Ilha possui outras atrações turísticas como o Casarão do Porto, o Farol e a Estátua de São Pedro – lugares em que também existem projetos de melhorias que já foram iniciadas.

“Seria um sonho ampliar e adaptar o projeto para diversas regiões e pontos estratégicos da cidade, como escolas, postos de saúde e, principalmente, bairros com localização e condições desfavorecidas, além de viabilizar oficinas de arte de rua para alunos da Rede Municipal. Lugares revitalizados e com obras de arte fazem com que o roteiro de viagem fique ainda mais enriquecido, seja para tirar várias fotos e interagir com a cultura local ou, simplesmente, para apreciar o visual colorido dos grafites”, concluiu Bia.

/* * VLibras */