Poder Executivo Municipal

Santa Casa de Ubatuba inaugura novo setor de Emergência

Santa Casa de Ubatuba inaugura novo setor de Emergência

A Santa Casa de Ubatuba inaugurou a nova sala de Emergência do hospital após a conclusão da reforma e ampliação do espaço. A entrega oficial foi realizada no último sábado, dia 1º, e faz parte das comemorações do mês de aniversário de Ubatuba, que no dia 28 de outubro completará 385 anos.

Com as obras concluídas, a nova sala de Emergência dobrou sua capacidade de atendimento, passando de cinco para 10 leitos, com mais equipamentos e infraestrutura adequada para os atendimentos emergenciais. A gerente de Enfermagem da Santa Casa, Glaucia Wirthmann, falou sobre as melhorias apresentadas. “Agora contamos com quatro leitos de estabilização, sendo três adultos e um pediátrico, e mais seis leitos de monitorização, que são para pacientes estáveis. Todos são equipados com bombas de infusão, monitores e respiradores. O novo espaço contempla ainda uma ilha para os médicos fazerem as prescrições e os prontuários com mais acomodação, um local para medicação, armários para guardar materiais, piso adequado para higienização, pias para lavagem das mãos e local para expurgo”, detalhou a enfermeira.

O diretor-geral do hospital, Custódio Barreto, ressaltou que o setor de emergência é um espaço que salva vidas. “Essa reforma e ampliação eram uma necessidade que vai melhorar muito o trabalho das equipes médicas e de enfermagem, contribuindo para um atendimento mais eficaz aos pacientes. Essa entrega era um sonho e estamos muito felizes porque Ubatuba está avançando no cuidado na área da saúde. Empenho, dedicação e amor são geradores de grandes mudanças”, celebrou Barreto.

A obra da nova sala de Emergência custou R$ 300 mil e o valor foi disponibilizado pela Câmara Municipal, que economizou em 2021 e devolveu recursos para que a prefeitura investisse na Santa Casa.

Joaquim Vidal, interventor do hospital, destacou que a inauguração é fruto de um trabalho coletivo. “Este é o resultado da união de pessoas que querem o bem do município. Na parte estrutural não tínhamos aqui as menores condições sanitárias e de trabalho para os funcionários e inauguramos uma emergência digna de grandes cidades. A partir de agora, todos os equipamentos de saúde de Ubatuba terão que ter esse padrão de qualidade”, enfatizou o interventor, afirmando ainda que o hospital deve receber nos próximos meses melhorias no alojamento dos funcionários e na entrada principal, que inclui a recepção.

A prefeita Flavia Pascoal lembrou o empenho que tem feito para melhorar o serviço de saúde na cidade. “Antes a nossa Santa Casa parecia um hospital de guerra, sem estrutura, e muitos desacreditaram que pudéssemos melhorar. Foram muitas conquistas importantes nesses quase dois anos de mandato e com muito trabalho e suor, estamos avançando e também planejamos a construção do novo hospital”, finalizou a prefeita.

Também participaram da cerimônia de inauguração os vereadores Jorginho, Silvinho Brandão, Adão, Osmar, Júnior Jr, Edelson e Josué D’ Menor, o secretário Municipal de Saúde, Josué Gulli, o arquiteto Flavio Pizzuto, e demais secretários municipais e colaboradores da Santa Casa.

Confira abaixo outras melhorias conquistas pela Santa Casa nos últimos meses:

Laboratório

O novo laboratório de análises clínicas conta com espaço mais amplo e de acordo com as exigências sanitárias vigentes. Por mês, o laboratório realiza cerca de 20 mil exames com possibilidade de aumentar a demanda de acordo com as necessidades dos pacientes.

Arco cirúrgico

Uma reivindicação antiga dos cirurgiões foi atendida e o hospital recebeu um arco cirúrgico – equipamento de raio-x no qual é possível produzir imagens em tempo real, agilizando os procedimentos cirúrgicos, diminuindo os riscos e garantindo mais eficiência nas cirurgias.

Gerador de energia

A Santa Casa ampliou a capacidade do gerador. Antigamente, em casos de queda de energia, era possível abastecer somente o centro cirúrgico e, com o novo equipamento, todos os setores do hospital serão atendidos com a energia do gerador.

Usina de oxigênio

No início deste ano, a Santa Casa recebeu uma nova usina de oxigênio para ampliar a autonomia de oxigênio e ar comprimido medicinal, funcionando de forma automática. Também foi inaugurada a usina de backup, uma exigência para hospitais. Se uma usina parar de funcionar, temos uma segunda para resguardar os pacientes.

Fornecedores

Os pagamentos dos fornecedores foram colocados em dia e a medida tem atraído novas empresas interessadas em vender para a Santa Casa, ampliando as ofertas e gerando economia nas compras de medicamentos e insumos.

Reformas

Já foram reformados o setor de Pediatria, Respiratório e Convênios. Novas melhorias já estão planejadas para os próximos meses.

/* * VLibras */