Poder Executivo Municipal

Julho Amarelo: Saúde realiza ação para combater as hepatites virais

Julho Amarelo: Saúde realiza ação para combater as hepatites virais

Identificar e tratar precocemente as hepatites virais, esses são os focos da campanha “Julho Amarelo”. Em Ubatuba, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, preparou uma ação de testagem da hepatite C que será realizada no próximo dia 27, das 10h às 15h, no Calçadão localizado no centro da cidade.

As hepatites virais são infecções que acometem o fígado, causadas por vírus classificados como A, B, C, D e E. Por serem doenças silenciosas, com poucos sintomas na fase inicial, diagnosticar requer ações constantes, como a campanha do “Julho Amarelo”.

O teste rápido será feito por uma pequena picada no dedo da mão e o resultado concluído em poucos minutos. Em caso positivo, o paciente será direcionado para consulta e tratamento adequados nas Unidades Básicas de Saúde.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. A recomendação é para que toda pessoa seja testada pelo menos uma vez na vida. Se houver suspeitas da doença, procure a UBS mais próxima da sua residência.

/* * VLibras */