Poder Executivo Municipal

Prefeitura e PM do Litoral anunciam melhorias na segurança para Ubatuba

Prefeitura e PM do Litoral anunciam melhorias na segurança para Ubatuba

Na manhã desta quarta-feira, dia 22, o novo comando da Polícia Militar do Litoral Norte esteve na Prefeitura Municipal de Ubatuba e anunciou melhorias na segurança da cidade. 

Na ocasião, o tenente-coronel Silva Andrade se apresentou para a prefeita Flavia Pascoal como novo comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPMI), responsável por todo Litoral Norte, substituindo o tenente-coronel André Luiz Paes, que se aposentou. “A Polícia Militar desenvolve um trabalho preventivo em todo o estado e pretendemos dar continuidade ao que já era feito, e aprimorar os serviços”, comentou o tenente-coronel lembrando que hoje a Força Tática tem sua sede administrativa na Caraguatatuba, mas que atende todo o Litoral Norte. 

Durante a reunião, o novo comandante anunciou que em breve Ubatuba contará com 2 quadriciclos para apoio do patrulhamento nas praias – medida que deve ser iniciada antes da temporada de verão, já que os policiais estão aguardando apenas liberações técnicas dos veículos. Segundo a Polícia Militar, cada cidade do Litoral será contemplada com dois quadriciclos para começar no litoral um trabalho que já é realizado em outras cidades de São Paulo, como Santos. 

Outro avanço no setor de segurança conquistado pela nova gestão na região foi um alinhamento com o judiciário para aumentar a fiscalização dos presos durante o período de saídas temporárias. “Conversamos com o poder judiciário e fizemos um ajuste de procedimento. Antes, quando um preso descumpria uma medida durante o período conhecido como saidinha, o policial tinha que o encaminhar para a delegacia para apenas registrar o ocorrido, e muitas vezes o preso saia pela porta da frente – em casos de infrações disciplinares. Agora, o policial aqui do Litoral Norte terá a autoridade de já fazer a condução direta para o presídio”, explicou Silva Andrade. 

Atividade Delegada 

A prefeita Flavia Pascoal reforçou no encontro a grande parceria que o governo municipal mantém com a Polícia Militar, lembrando que ampliou o valor da diária paga aos PMs que trabalham na atividade delegada do município, com aumento de 36,86%. “Agradeço a presença do novo comando hoje aqui em Ubatuba, pois sei que essa parceria é muito importante para a segurança e bem-estar da nossa população. Ampliamos a nossa atividade delegada – programa no qual a prefeitura paga pelos serviços dos militares nas horas vagas, para ajudar na vigilância e fiscalização -, e em breve vamos anunciar também a atividade delegada para a Polícia Ambiental”, salientou. 

Também estiveram presentes na reunião o major Daniel Lemes, coordenador operacional do Litoral Norte, o capitão Guilherme Aquino, responsável pela Seção de Justiça e Disciplina do Batalhão do Litoral, o capitão Luís Fernando, que assumiu o comando de Ubatuba, e também o secretário de municipal de Segurança Pública, major Edílson Ramos de Oliveira.

/* * VLibras */