Prefeitura apresenta Calendário Turístico Viva Ubatuba 2016

A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba e a Comtur apresentaram no começo da noite da última quinta-feira, 28 de janeiro, o Calendário Turístico Viva Ubatuba 2016 no Praia Grande Hotel.

A solenidade contou com a presença do prefeito Mauricio, de José Lindolfo Candinho, presidente da Comtur e secretário municipal de Turismo, de outras autoridades, lideranças locais e empresários e também incluiu a assinatura de uma parceria entre Comtur e Ubatuba Convention & Visitors Bureau para a construção de um Centro de Informações Turísticas na região central da cidade.

Para Claudinei Bernardes, diretor da Setur, o calendário é uma importante ferramenta para atrair os turistas. Entre os pontos positivos, ele destacou a promoção do “destino Ubatuba”, a geração de renda para a classe trabalhadora local, o incentivo à cultura quilombola e caiçara e ao esporte.

“O turista pode se programar com antecedência para estar por aqui exatamente no fim de semana do evento preferido. Para o trade também é bom. O empresário pode se organizar semanas antes”, disse Bernardes.

“Já a população sai ganhando pela contratação da mão de obra para a produção das festas e corridas. Temos um cadastro em nosso site e os trabalhadores ubatubenses são selecionados de acordo com suas habilidades”, completou Claudinei.

Candinho discursou para os presentes e exaltou a capacidade de Ubatuba para atrair visitantes. “Sabemos da importância dos eventos e não vamos medir esforços para manter a cidade movimentada o ano inteiro”, prometeu.

Presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, Hugo Gallo também discursou. “Avançamos bastante em relação aos últimos anos no sentido de apresentar a cidade como um destino completo, não apenas de “praia”. O calendário e o Centro de Informações Turísticas vêm neste contexto. A idéia é termos mais um centro na região norte e outro na região sul. É hora de unir empresariado e poder público para seguir avançando”, opinou Gallo.

O prefeito Mauricio Moromizato encerrou a solenidade. Em sua fala, agradeceu os presentes e deu destaque para a mídia positiva gerada pela sua gestão, em parceria com a Comtur. “Essa mídia positiva, unida a eventos de qualidade, profissionais qualificados e investimentos em segurança livraram Ubatuba da crise. Fechamos 2015 como destaque em importantes rankings de turismo e com um saldo positivo de mais de 500 empregos formais”, comemorou Moromizato.

Mauricio lembrou da Copa do Mundo, que abriu as portas para o turismo internacional na cidade, e apontou a Olimpíada como mais uma oportunidade para Ubatuba se consolidar como destino. “A tocha vai passar por aqui e será levada por diferentes representantes ubatubenses”, ressaltou.

“Não posso deixar de elogiar a Comtur e o trabalho do Candinho. Todos sabemos como estava a companhia em 2013, quando assumimos. Atualmente, ela é um “player” na divulgação do nosso trade turístico, investe diretamente no desenvolvimento da cidade e vai, devagar, colocando suas contas no lugar”, finalizou o prefeito.

Edital

Os eventos do calendário foram inscritos por meio de edital lançado no final de novembro de 2015 e selecionados por uma comissão formada por membros da secretarias de Turismo e Esporte, da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), da Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e representantes do Conselho Municipal de Turismo, segundo os critérios previstos no edital.

O objetivo desse processo foi o de selecionar eventos com potencial para promover a cidade durante o ano todo, em especial no período considerado como baixa temporada, de forma a movimentar os setores produtivos da cadeia local do turismo e promover o destino Ubatuba de forma organizada.

Os eventos selecionados contam com suporte operacional e apoio de promoção institucional, como divulgação em mídias impressas (cartazes e painéis) e nos portais e redes sociais da Prefeitura.

Mapa Turístico Caricaturado

Outro ponto alto da solenidade foi a apresentação do mapa turístico caricaturado de Ubatuba. Ele exibe todas as praias ubatubenses no continente, algumas praias em ilhas, a localização das comunidades caiçaras e quilombolas, além de importantes pontos turísticos do município.

Calendario.VivaUba2016