Até o dia 31 de março, a população de Ubatuba pode participar da consulta pública para a construção do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob). A pesquisa é feita via o site da Prefeitura de Ubatuba em torno a três aspectos: o perfil do transporte coletivo, do ciclismo e a qualidade de vias e passeios públicos.
O objetivo do plano é proporcionar meios para que toda a população possa ter acesso às oportunidades que a cidade oferece, exercendo assim sua cidadania. Para que isso aconteça, é preciso que tanto pessoas quanto bens e serviços possam se deslocar pelo município.
“Essa é uma oportunidade importante para que a população opine e envie suas propostas concretas sobre o que tem de ser mudado no sistema viário e de trânsito da cidade e no transporte público”, destaca o prefeito Mauricio.
Para saber mais e participar da consulta, acesse o link https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/planmob/
Ênfase nos modos coletivos e não motorizados de transporte
A elaboração do plano segue o previsto na Lei 12.587, de 03 de janeiro de 2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e prioriza os modos coletivos e não motorizados de transporte, a integração entre esses modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade de pessoas, bens e cargas nas cidades brasileiras.
Na primeira fase dos trabalhos desenvolvidos para o Plano de Mobilidade Urbana, foi feito um levantamento de informações detalhadas sobre a cidade, sua rede de serviços e de infraestrutura para elaboração de diagnóstico. Essa fase envolveu a realização de 1.019 entrevistas com usuários do sistema de transporte coletivo municipal, 1.132 ciclistas, verificação in loco de 31 pontos críticos ou nós viários, medições de infraestrutura viária em mais de 50 pontos, cadastramento fotográfico e de posicionamento através de GPS da sinalização turística existente em toda Rodovia Rio/Santos, desde a divisa com Caraguatatuba até a divisa com o Estado do Rio de Janeiro, e na Rodovia Oswaldo Cruz até o pé da Serra, e de sinalizações diversas na área urbana.
Esse inventário físico de Ubatuba envolveu ainda medições das ciclovias e ciclofaixas da área urbana, levantamento e cadastramento de locais da rede de serviços públicos, de condições de infraestruturas ligadas à área da mobilidade e de outras informações junto a entidades da Prefeitura Municipal, e concessionárias de serviços de transporte público.
A consulta pública online integra a segunda fase da elaboração do plano e seus resultados serão apresentados em três Audiências Públicas, a serem convocadas posteriormente pela Prefeitura para a apresentação do resultado final desses levantamentos, discussão e apresentação de projetos destinados a solucionar os temas prioritários identificados.