Poder Executivo Municipal

Saiba como ficam os serviços em Ubatuba durante o Carnaval

Saiba como ficam os serviços em Ubatuba durante o Carnaval

Devido ao ponto facultativo de Carnaval, a Prefeitura de Ubatuba informa como ficam os serviços do paço e dos serviços básicos da cidade no período. As atividades serão encerradas às 17 horas da sexta-feira, 25 de fevereiro, e retomadas normalmente na quinta-feira, 03 de março, a partir das 8 horas.

É importante lembrar que na cidade, o Carnaval de Rua e Festival de Marchinhas foram suspensos devido à contenção da Covid-19, mesmo assim, o município espera um grande fluxo de turistas – uma tendência regional, registrada em todo o Litoral Norte.

A expectativa é manter o mesmo índice registrado no final do ano. De acordo com o secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau, a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas superou os 90%. Ele ainda reforçou que, diferentemente do final do ano, em que as pessoas costumam fazer o chamado “bate e volta”, no Carnaval, a permanência do turista é maior, visto que há facilidades, como a oferta de pacotes fechados para todos os dias.

Por isso, o poder público municipal solicita a todos que permanecerem no local que tomem o máximo de cuidado para evitar a disseminação da Covid-19, como evitar aglomeração, higienizar as mãos e fazer o uso de máscara.

 

A prefeitura ainda conta com a colaboração nos seguintes aspectos:

-recomenda-se que todos os visitantes venham vacinados contra a Covid-19;

–  solicita-se paciência e cuidado redobrado no trânsito: além do grande fluxo de veículos na área urbana e rodovias, é necessário atenção com os ciclistas e pedestres;

-ajude a conservar nossas praias, jogue o lixo no lixo;

-atenção com crianças– devido ao grande fluxo de pessoas, nas praias e região central, desencontros tendem a ser mais frequentes;

-sempre obedeçam as orientações dos salva-vidas e das placas de atenção;

-cuidado com as altas temperaturas: hidrate-se;

– fique atento às orientações da Defesa Civil: no caso de mudanças notáveis na condição climática, que apresentam indícios de chuva forte, as pessoas não devem ficar em espaços abertos, como praias, nem próximo a árvores devido a incidência de raios; também é necessário ficar atento ao frequentar cachoeiras pois, caso o volume d’água esteja alto, podem ocorrer enxurradas;

– a orientação do Corpo de Bombeiros é que os turistas possam ligar para Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373. Normalmente, as praias Itamambuca, Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba contam com a cobertura dos GVT. Na temporada, a cobertura aumenta, acrescentando as praias Puruba, Félix, Prumirim, Vermelha do Norte, Vermelha do Centro, Sununga e Sapê.

-confira a balneabilidade das praias acessando o site da Cetesb: http://s.ambiente.sp.gov.br/html-praias/boletim-semanal.html

 

 

Fiscalização

As equipes de fiscalização continuarão promovendo operações normalmente durante esse período.

Além da fiscalização dos cumprimentos dos protocolos do Governo do Estado quanto à Covid-19, alvarás de estabelecimentos, licenças de ambulantes e condições sanitárias também serão conferidos.

Outra ação prevista é a fiscalização de acampamentos irregulares pelo município, que deve acontecer em dias específicos, ordenada pela Secretaria de Turismo (Setur) e com a parceria das Polícias Militar e Ambiental, juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM).

Ocorrência de som alto nas praias e nas residências, conforme prevê a Lei do Sossego– em vigor em Ubatuba, também serão registradas. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 (GCM) e 190 (PM).

Saiba mais detalhes, sobre denúncia e valor da infração em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/leisom2021/

 

Unidades de Saúde:

Todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam normalmente até às 17h de sexta-feira, 25, e reabrem no dia 03, a partir das 7h.

Permanecem abertos durante todo o período do feriado o Pronto Atendimento da Maranduba, com funcionamento diário 24 horas; e a equipe do Pronto Atendimento do Ipiranguinha, que funciona diariamente das 7h às 19h, na rua da Assembleia, 114.

A Santa Casa de Ubatuba também funciona com atendimento 24h. O endereço é rua Conceição, 135 – Centro.

 

Coleta de Lixo:

Realizada pela Sanepav, a coleta do lixo opera com base em um novo cronograma que permanece durante a temporada 2021/2022. Confira detalhes em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/coletatemporada2122/

 

Sabesp

A Central de Atendimento, telefone 0800-0550195, funcionará das 6h às 0h durante todo o feriado de Carnaval (28/2, 1/3 e 2/3) e o telefone para emergências 195 funcionará 24h.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, e no Sabesp Fácil (https://sabespfacil.sabesp.com.br/), onde é possível fazer solicitações à Companhia, o atendimento é 24h, todos os dias da semana.

O atendimento online pelo chat pode ser feito das 8h às 21h, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/

/* * VLibras */